O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo e o meio ambiente. ... Tudo isso, gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.
Basta evitar o desperdício dos recursos naturais, dar preferencia a produtos sustentáveis, evitar o consumo excessivo, separar e coletar o lixo de forma correta e entre outros meios. Assim o impacto negativo pode ser reduzido em grande escala e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O ato de consumo em si não é um problema. ... O problema é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta.
Veja alguns dados do Sebrae, que refletem essas mudanças no comportamento do consumidor: O consumo em sites de itens de saúde (alimentos naturais, vitaminas e higiene), cresceu 11%. Páginas de utensílios domésticos tiveram aumento de acessos de 33%. A compra em deliverys teve aumento de 59%.
O consumo exagerado traz grandes consequências, como o impacto ambiental. O aumento do aquecimento global e outras consequências comprometem os recursos socioambientais. ... Muitas pessoas acreditam que o consumo precisa ser sustentável e estão consumindo produtos verdes.
O que é consumismo?
Já no plano coletivo, é o nosso planeta que sofre bastante com o consumismo. O meio ambiente é diretamente afetado, pois o consumo desenfreado e o desperdício, muitas vezes causado pela falta de conhecimento, requerem o uso de mais matérias-primas, e, consequentemente, também geram grande quantidade de resíduos.
O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, entre outros.
O rio chinês Jiahne River é um exemplo de como a poluição pode afetar drasticamente o nosso planeta. Ele foi um dos rios que sofreu um dos maiores ataques de poluição da história. Depois de um incidente com produtos químicos e um histórico de poluição, o rio ficou vermelho e sem possibilidade de desenvolvimento de vida.
Adotar um novo padrão de consumo pode ter impactos significativos na vida financeira. Sem comprometer o orçamento com o consumo de uma série de supérfluos, sobrará mais dinheiro para a realização dos mais diversos objetivos. Recentemente, a revista Época publicou uma coluna que ilustra isso. Adriana Zetti conta a história de seus pais.
O que quer dizer ponto positivo?
Qual o significado da expressão passar por cima?
O que plantar no mês de agosto e setembro?
Quanto custa o pastel de belem em lisboa?
O que fazer quando somos picados por uma abelha?
Quanto são os cromossomos autossomos?
Para que serve a folha de abacate?
O que significa F 32 na psiquiatria?
O que é a engenharia genética?
O que quer dizer hakuna matata?
Quais frutas são boas para quem está com diarreia?
Como mudar de conta comercial para criador de conteúdo?