A Medicina até aproximadamente 300 a.C. não tinha se tornado um grande tema na Grécia Antiga, mas daí surge Hipócrates que auxilia diretamente no entendimento de várias doenças e o que é mais importante, de como curá-las. Por isso ele é comumente chamado de o pai da medicina.
Especificamente, os antigos gregos acreditavam que a saúde era afetada pelos humores, localização geográfica, classe social, dieta, trauma, crenças e mentalidade. Acreditavam que as doenças eram "punições divinas" e que a cura era um "presente dos deuses".
Na Grécia Antiga, até o surgimento do pensamento filosófico-médico, quase nada era conhecido sobre a anatomia interna e a fisiologia humanas. O cuidado dos doentes era feito com métodos religiosos, com o objetivo de manutenção da “energia vital”, indispensável à vida.
Hipócrates é respeitado até nossos dias como o pai da medicina , o que mostra ainda hoje sua obra ser atual.
Acredita-se que muito do que se conhecia do corpo dos humanos era resultado da observação dos animais na natureza. Hipócrates (460 – 380 a.C.) foi o principal nome da medicina na Grécia Antiga. Ele observou que as doenças eram causadas por motivos naturais, desvinculadas dos mitos e do sagrado.
17 curiosidades que você vai gostar
Por estas razões, Hipócrates é considerado o pai da ciência médica ocidental, tendo sido o responsável pelo maior avanço científico na medicina de seu tempo. Além de Pitágoras e Hipócrates, outros importantes expoentes para a ciência médica grega foram Aristóteles (c. 384 - 322 a.C) e Herófilo (c. 355 - 280 a.C).
A medicina na Grécia Antiga teve como expoente Hipócrates de Cós, considerado o “pai” desse tipo de saber e o principal teórico da diferença entre o normal e o patológico.
Tem muita gente por aí que, assim como nós, admira a figura de Sir William Osler (1849-1919), médico canadense que exerceu imensa influência na prática clínica e na educação médica atuais – a ponto de ser considerado por muitos como o pai da Medicina moderna.
Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.
Quais são os principais documentos e formulários utilizados pelo setor de compras?
Como determinar um matriz de ordem 3?
Qual a função do glutamato na via da dor?
O que é medidas de comprimento 4 ano?
Quem tem arritmia sinusal pode fazer academia?
Quais os tipos de liderança que conhecemos?
É verdade que Maju Coutinho foi demitida da Globo?
O que aconteceu com a dupla Bruno e Marrone?
Quais são as etapas para a realização do plano de cargos e salários?
Como tonalizar os cabelos com tinta e creme?