A Medicina até aproximadamente 300 a.C. não tinha se tornado um grande tema na Grécia Antiga, mas daí surge Hipócrates que auxilia diretamente no entendimento de várias doenças e o que é mais importante, de como curá-las. Por isso ele é comumente chamado de o pai da medicina.
Especificamente, os antigos gregos acreditavam que a saúde era afetada pelos humores, localização geográfica, classe social, dieta, trauma, crenças e mentalidade. Acreditavam que as doenças eram "punições divinas" e que a cura era um "presente dos deuses".
Na Grécia Antiga, até o surgimento do pensamento filosófico-médico, quase nada era conhecido sobre a anatomia interna e a fisiologia humanas. O cuidado dos doentes era feito com métodos religiosos, com o objetivo de manutenção da “energia vital”, indispensável à vida.
Hipócrates é respeitado até nossos dias como o pai da medicina , o que mostra ainda hoje sua obra ser atual.
Acredita-se que muito do que se conhecia do corpo dos humanos era resultado da observação dos animais na natureza. Hipócrates (460 – 380 a.C.) foi o principal nome da medicina na Grécia Antiga. Ele observou que as doenças eram causadas por motivos naturais, desvinculadas dos mitos e do sagrado.
17 curiosidades que você vai gostar
Por estas razões, Hipócrates é considerado o pai da ciência médica ocidental, tendo sido o responsável pelo maior avanço científico na medicina de seu tempo. Além de Pitágoras e Hipócrates, outros importantes expoentes para a ciência médica grega foram Aristóteles (c. 384 - 322 a.C) e Herófilo (c. 355 - 280 a.C).
A medicina na Grécia Antiga teve como expoente Hipócrates de Cós, considerado o “pai” desse tipo de saber e o principal teórico da diferença entre o normal e o patológico.
Tem muita gente por aí que, assim como nós, admira a figura de Sir William Osler (1849-1919), médico canadense que exerceu imensa influência na prática clínica e na educação médica atuais – a ponto de ser considerado por muitos como o pai da Medicina moderna.
Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.
Qual o tipo de lente do cristalino?
O que é ser louco E o que é ser normal?
Porque as pessoas muito inteligentes são loucas?
Qual o maior impacto da Revolução Industrial?
Qual a empresa mais valiosa do mundo em 2021?
Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?
Quando o óvulo está sendo fecundado dói?
Qual dos órgãos do sistema urinário tem a função de acumulação de urina?
Como saber a tributação por NCM?
Qual almirante é o mais forte?
Como agendar para tirar a 2 via do RG Sergipe?
O que acontece se eu não renovar a matrícula?
Quantos endereços IPv6 disponíveis existem em uma alocação 64?
Quantas comunidades quilombolas têm na Bahia?
Qual melhor no break para meu computador?
Quantos anos vive um transplantado de rim?
Quais as complicações clínicas na gestação com relação a doença renal?
Quais os tipos de métodos utilizados para monitoramento da qualidade do ar?
Quais as modalidades de ensino da educação escolar brasileira?