Custo direto é aquele cujo valor é fácil de determinar, que é mensurável sem muita dificuldade, sem a necessidade de muitas contas. Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta.
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto. Ou seja: não há uma quantidade específica desse custo que possa ser mensurada ao produto. Isso significa que será necessária alguma métrica específica para vinculação do seu valor ao produto ou serviço.
Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.
Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.
23 curiosidades que você vai gostar
Para saber o custo unitário basta dividir o valor pago pelo número de itens comprados. Imagine que sua empresa vende canetas e comprou um lote de 500 unidades. Este lote custou R$ 2 mil. Ao dividir o valor total pago pelo número de itens (500 canetas), é possível saber que o custo unitário é de R$ 4.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).
Um exemplo comum de custos indiretos está na energia elétrica que uma indústria utiliza, já que acaba por ser um custo para a produção, mas mediato. Outros exemplos de custos indiretos aparecem em: Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo); ... Custos de depreciação ou amortização.
Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
Qual é o tratamento da desnutrição?
Como funciona a renovação de matrícula do Educa Mais Brasil?
Como renunciar um processo criminal?
Quanto tempo dura a Rinotraqueite?
Qual o efeito da lipidose felina?
O que a falta de saliva pode causar?
Como acabar com a Disidrose rápido?
Qual o melhor antibiótico para Enterococcus faecalis?
Como descobrir o período de Seno?
Como calcular a porcentagem de um valor sobre o outro?
Como cuidar de erisipela na perna?
Qual o percentual de terceiros?
O que fazer quando o pH da urina está alto?
O que é o organograma de uma empresa?
Como saber o tamanho da luva de Muay Thai?