- Os franceses tinham como objetivo principal fundar uma colônia em território brasileiro para poder participar ativamente do lucrativo e novo mercado da exploração colonial. - Franceses protestantes queriam também fundar uma colônia no Brasil para viverem longe da perseguição religiosa que sofriam na França.
Em 1555, os franceses invadiram o Rio de Janeiro e construíram o forte Coligny numa das ilhas da baía da Guanabara: estava assim fundada a França Antártica, que teve cinco anos de vida. A colônia francesa foi desbaratada pelos portugueses, sob o comando do terceiro governador-geral, Mem de Sá, em 1560.
Eles foram expulsos do litoral brasileiro, da região sudeste (Rio de Janeiro), porém estabeleceram uma nova fixação no território durante o século XVII, mas na região nordeste, mais precisamente na cidade de São Luís (atual capital do Maranhão), onde fundaram, em 1612, a chamada França Equinocial.
No século XVI, os franceses tentaram fundar duas colônias no Brasil. A primeira foi a França Antártica, no Rio de Janeiro, em 1555. A segunda foi a França Equinocial, no Maranhão, em 1594.
cidade de Oiapoque
De um lado, está o Brasil; do outro, a França – mais precisamente o território ultramarino da Guiana Francesa. A cidade de Oiapoque, no Amapá, está na fronteira do Brasil com a União Europeia, o que a torna particular tanto no comércio quanto no estilo de vida da população.
Entre 18, franceses imigraram para o Brasil. Muitos destes chegaram por volta de 18, mais de 25.000 imigrantes franceses neste período. Fontes apontam que imigraram para o Brasil por volta de 100.000 franceses entre 18.
No Paraná, as colônias no Vale do Assungui receberam imigrantes franceses durante o Império. Porém, com o tempo boa parte dessa população migraria para outras áreas. Segundo o Censo Republicano de 1920, 31.984 franceses moravam no Brasil. São Paulo contava com a maior parte desses imigrantes, contabilizando 13.576 estrangeiros de tal nacionalidade.
A imigração Francesa. Afora a invasão francesas ao Rio de Janeiro e ao Maranhão ainda durante o século XVI, a primeira grande leva de franceses ao país aconteceu com a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, em 1808.
A comunidade francesa no Brasil alega que 592 imigrantes chegaram em 1888, e 5.000 imigrantes em 1915. Foi estimado que 14.000 franceses viviam no Brasil em 1912, o que resulta em 9% do total de franceses que vivia na América Latina.
Quais os tipos de ondas do espectro eletromagnético visível ou seja a luz?
Qual é o nome que se dá à pessoa que gosta de homem e de mulher?
Como medir Conjugata Diagonalis?
Como se chama a pessoa que tira fotos?
Como se calcula a intensidade de um vetor?
Como se chamava o barco que trouxe os peregrinos?
Como saber o tamanho do meu capacete?
Como avaliar a liquidez de uma ação?
Como se chamava a escrita pelos sumérios?
Como se mede a massa de um objeto?
Qual é o nome do filho de Deus?
Qual o comprimento de um braço?