Como você sabe, os alimentos contêm água (em maior ou menor proporção), e quando colocamos as comidinhas para fritar, ao mergulhá-las no óleo fervente — cujo ponto de ebulição é mais alto do que o da água — , o líquido presente em sua composição é vaporizado instantaneamente, formando bolhas.
Para você não ter mais problema de sujeira de óleo no fogão, é muito fácil! A dica é na hora de fazer fritura, qualquer que seja, acrescente uma colher (sobremesa) de farinha de trigo quando o óleo estiver frio. Assim, quando o óleo estiver quente para você despejar os alimentos, ele não irá espirrar.
Coloque a panela com óleo para esquentar. Assim que ele estiver quente, adicione uma colher de farinha de trigo. Aguarde até que uma camada dourada se forme no fundo da panela ou frigideira. Depois, é só colocar o alimento para fritar.
Quando a água é despejada no frasco de óleo, ele afunda e, devido ao intenso calor, evapora quase instantaneamente. Com esta mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso, a água expande seu volume em 1.700 vezes, e força o fogo acima dela a ir para cima. Isto oxigena o óleo e cria a chama enorme…”
Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra. Quando o óleo está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel. Na verificação do óleo, se for observada a coloração escura, é sinal de que está na hora de trocá-lo.
20 curiosidades que você vai gostar
Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. Vamos comparar os óleos 5W-30 e 10W-30 para facilitar o entendimento. O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, os dois apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
No desespero, não jogue água em uma panela em chamas!
O óleo é menos denso que a água, logo, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar. Se o óleo estiver pegando fogo, significa que ele estará a uma temperatura superior a essa.
Como você sabe, os alimentos contêm água (em maior ou menor proporção), e quando colocamos as comidinhas para fritar, ao mergulhá-las no óleo fervente — cujo ponto de ebulição é mais alto do que o da água — , o líquido presente em sua composição é vaporizado instantaneamente, formando bolhas.
O problema com isso se resume a um fato que todos sabem: óleo e água não se misturam. Não importa quão quente a água ou como rolar a fervura, as moléculas polares da água não se misturarão com as moléculas não-polares do óleo.
Secar antes de fritar
Se possível, adicione o sal apenas depois de fritar. Isso vai evitar que a massa umedeça e amoleça a crosta.
Então, a regra 1 para fritar é não esquentar o óleo demais para não sair fumaça dele. Existem alternativas que têm ponto de fumaça mais alto que o azeite e sabor mais neutro, como o óleo de girassol ou canola (225 graus).
A tampa de frituras funciona de maneira bem simples: Basta que você tampe os recipientes aos quais os alimentos estejam fritando e pronto, a tela irá permitir a saída de fumaça e vapor, sem permitir que os respingos da fritura saiam da panela.
Para fritar ovo sem espirrar gordura no seu fogão, salpique fubá no oleo antes de fritar. O fubá não deixa seu ovo grudar nem espirrar gordura.
Água ou gelo nos alimentos é um dos principais causadores da hidrólise do óleo, que causa um sabor mais ácido aos produtos fritos, em alguns casos o excesso de água nos alimentos pode causar o transbordamento do óleo na fritadeira.
Como a grande maioria sabe, ao colocarmos óleo na água, eles não se misturam. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, por ser menos denso que a água. Por isso, o óleo é chamado de hidrofóbico, que vem de hidro, que significa “água”, e fóbico, “fobia” ou “aversão”. Não pare agora...
No corpo humano, o tecido adiposo atua como substância inflamável e as roupas ou o cabelo atuam como pavio. Uma vez que a gordura é derretida pelo calor, a mesma encharca a roupa e atua de modo semelhante à cera, que mantém o pavio queimando vagarosamente.
E, como todos nós já sabemos, a água ferve a partir de 100ºC. Mas, como a temperatura do óleo é de pelo menos 330ºC, a água muda de estado líquido para gasoso subitamente e evapora, espalhando vapor de óleo por toda a cozinha, aumentando o incêndio. Por este motivo não devemos usar água jamais!
Muitas pessoas agiriam por extinto e de forma desesperada em uma situação dessa, e tentaria apagar o fogo jogando água. Porém, nunca faça isso! Se jogar água no óleo pegando fogo ocorrerá um tipo de explosão e você poderá se ferir.
Colocar uma frigideira ou uma panela quente em água fria causa um choque térmico. Se não quer destruir todas as suas frigideiras e panelas, não as coloque em água fria quando estão quentes. O choque térmico pode arruiná-las, inclusive as mais caras.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).
* Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 7000 mil a 10000 mil KM, este tempo médio é determinado por que, cada veículo funciona em condições e lugares diferentes, por isso é nescessario verificar sempre a viscosidade do Óleo. COMPOSIÇÃO: semi sintético.
Óleo errado
Um fino demais pode subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. Além disso, o óleo errado causa depósito de verniz e de borras e provoca entupimentos. Em casos extremos, o motor pode fundir.
Óleo 10W30
Ele costuma ser usado em temperaturas médias, e é adequado para aplicações acima de -29 C. Algumas pessoas podem passar a usar este óleo quando seu veículo passa de 160.000 km rodados, pois ele oferece mais proteção e lubrificação.
Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo.
Qual é o padrão de beleza do mundo?
O que acontece com a pessoa que troca o dia pela noite?
Porque chove diamante em Netuno?
Como usar a metformina para perder peso?
Como funciona a análise do comportamento?
Quanto tempo leva para cicatrizar uma retirada de verruga?
Qual tipo de Pokémon e forte contra Fada?
Qual a cola Tek Bond mais forte?
Qual o Pokémon lendário mais fraco?
Quanto tempo antes do treino devo tomar aminoácidos?
Qual será a população brasileira em 2050?
Qual é a criptomoeda do Elon Musk?
Qual remédio para pressão alta emagrece?
Quem é o mais forte do universo Harry Potter?
Como calcular porcentagem de juros ao mês?
Qual a profundidade máxima de uma caixa de inspeção?
Pode começar a fazer auto escola antes dos 18 anos?