De acordo com o Google, 1 em cada 20 pesquisas realizadas no mecanismo de buscas está relacionada à saúde. Procurar os sintomas online é, de fato, mais confortável do que enfrentar filas no hospital ou marcar horário em um consultório médico.
Outro problema é o surgimento dos cibercondríacos, condição em que a pessoa, com base em informações da internet, fica obsessiva ou angustiada com a ideia de ter uma doença grave.
Comumente, costumamos ir ao médico apenas em casos urgentes - o que, às vezes, torna os sintomas muito mais fortes quando chegam as patologias. Porém, é consenso médico que fazer consultas periódicas pode, além de prevenir as doenças, impedir o avanço de um quadro patológico, como no caso de doenças crônicas.
3. Filtre os resultados. Ao pesquisar por qualquer coisa no Google, você pode acessar a opção “Ferramentas de pesquisa” para extrair o máximo do buscador. Ao clicar sobre este botão, você pode limitar os resultados a fim de torná-los mais precisos.
A cibercondria afeta aquelas pessoas que de forma compulsiva consultam através da internet os sintomas de diferentes afecções e patologias que acreditam estar sofrendo e, ao se deixarem influenciar pelo que leem, têm certeza de ter alguma dessas doenças.
O primeiro passo para evitar que a cibercondria comprometa o diagnóstico e o tratamento é transmitir as informações com clareza e segurança. Muitas vezes, o paciente pesquisa os sintomas na internet, se autodiagnostica e chega ao consultório apenas buscando uma confirmação daquilo que ele acredita ser o problema.
Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.
Os médicos são unânimes em afirmar que falta de ar, dor no peito, piora da febre e outros sinais mais graves exigem uma ida ao hospital. Letícia dá dicas importantes para ficar de olho: “Se os sintomas não melhorarem em cinco a sete dias, vale buscar atendimento.
Alguns dos primeiros sintomas da covid-19 são tosse, febre, dor de garganta ou coriza e perda do olfato ou do paladar – ao primeiro sinal, a recomendação é buscar um posto de saúde.
Pode acender vela para os mortos?
Qual a contra indicação do inhame?
Como acessar Telecine degustação?
Quais são os livros que todos devem ler?
Quantas doenças a V10 protege?
O que um canceriano gosta de ouvir na hora H?
Qual a diferença de hipertermia e Hiperpirexia?
O que é método global parcial e misto?
Qual piercing demora mais para cicatrizar?
Quem estava certo em Capitão América Guerra Civil?
Faz mal tomar antibiótico uma hora antes?