O português era ensinado pelos padres jesuítas aos índios para assimilá-los ao cristianismo e aqueles aprendiam o tupi para facilitar ainda mais seus objetivos.
Jesuítas aprenderam a se comunicar com índios brasileiros. Quando, em 1549, os primeiros religiosos jesuítas chegaram às terras do Brasil, provavelmente jamais tinham imaginado o que encontrariam e, principalmente, o tipo de civilização que ajudariam a fundar.
A língua tupi foi usada como instrumento de catequese pelos jesuítas de 15. Durante esse período, os missionários aprenderam a língua e organizaram as primeiras gramáticas, vocabulários e catecismos na língua.
A língua-geral, no contexto do Brasil Colônia, teve um peso enorme, pois foi a partir dela que jesuítas e bandeirantes conseguiram comunicar-se com os índios do interior da colônia. ... Como notórios intelectuais que eram, os jesuítas logo conseguiram assimilar e compreender as línguas nativas faladas pelos índios.
Resposta: "Temos uma grande escola de meninos índios,bem instruídos em leitura,escrita e em bons costumes,os quais abominam os usos dos seus progenitores."
Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. ... Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições.
De acordo com o Censo, que leva em consideração pessoas com mais de 5 anos de idade que usam o idioma em seu próprio domicílio, as línguas mais usadas no Brasil são o tikuna (com 34 mil falantes), o guarani kaiowá (com 26,5 mil), o kaingang (22 mil), o xavante (13,3 mil) e o yanomami (12,7 mil).
Entre as línguas indígenas do Brasil, os troncos linguísticos com maior número de línguas são o tupi e o macro-jê. Existem também povos que falam o português; no entanto, estes casos são considerados como perdas linguísticas ou identidades emergentes.
Assim, os jesuítas realizavam a catequese dos povos nativos, além de realizarem uma tentativa de aculturação ao tentar assimilar o nativo a um modo de vida europeu. Os jesuítas também enfrentaram inúmeros conflitos com os colonos que escravizavam indígenas durante os séculos XVI e XVII.
Na Europa, os jesuítas surgiram como parte do movimento de contrarreforma e, portanto, tinham como importante missão impedir o crescimento do protestantismo. Jesuítas no Brasil. Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549.
A função dos jesuítas era evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus. Obviamente, as resistências indígenas foram parte do cotidiano das missões. Na Amazônia, a chegada dos jesuítas esteve relacionada ao fim da União Ibérica(1580-1640).
A ação dos jesuítas em proteger os nativos da escravização levou a Coroa a determinar leis que permitiam a escravização dos indígenas somente em casos de “guerra justa”, ou seja, quando os nativos atacavam algum português. Sobre isso, o historiador Ronaldo Vainfas afirma:
O que dizia o testamento de Gugu?
Qual oração para firmar o anjo da guarda?
Como fazer filtro no Excel por data?
Qual o banco que faz empréstimo para funcionário público?
Tem como parcelar a CNH no boleto?
Como finalizar cabelo cacheado ralo?
Como firmar o anjo da guarda de uma pessoa?
Como ensinar uma criança a aprender as sílabas?
Como acender uma vela para o anjo da guarda do meu amor?
Qual a porcentagem do aumento dos aposentados para 2021?
Onde posso parcelar todas as minhas dívidas?
Como finalizar o cabelo liso para deixar ondulado?
Como firmar o anjo da guarda antes de fazer simpatia?
Como lidar com as aulas remotas?
Como iniciar o ano letivo em 2021?