Para as sociedades indígenas, por exemplo, “o território grupal está ligado a uma história cultural” na qual “cada sítio de aldeia está historicamente vinculado a seus habitantes, de modo que o passar do tempo não apaga o conhecimento dos movimentos do grupo, desde que se mantenha viva a memória dos ancestrais” (Ramos ...
Com fundamento no princípio da territorialidade, Estados estão proibidos, por meio de ameaça ou uso da força, de exercerem jurisdição ou qualquer outra forma de poder ou intervenção em territórios de outros Estados soberanos. ...
A escravização era legitimada pela guerra justa e o resgate, em situações de antropofagia e outras prisões entre índios de tribos diferentes. As guerras chamadas de justas eram as que visavam à expansão territorial e à evangelização dos nativos.
Territorialidade, como veremos, é uma abordagem que não só permite recuperar e valorizar a história da ocupação de uma terra por um grupo indígena, como também propicia uma melhor compreensão dos elementos culturais em jogo nas experiências de ocupação e gestão territorial indígenas.
O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade (Ratzel, 1897; apud Moraes, 2000).
O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade (Ratzel, 1897; apud Moraes, 2000).
“A territorialidade consiste em uma ação apropriativa de um determinado espaço por um indivíduo ou um grupo de indivíduos que desenvolvem, em relação a um objeto ou símbolo, uma relação de posse” (COIMBRA e SARAIVA, 2013.
Herança cultural dos índios brasileiros Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais.
Os indígenas foram vistos de acordo com os modelos europeus, sendo que as representações serviram para justificar a ocupação e conquista dos territórios, além, de favorecer a dominação, por meio da escravização.
Primeiros contatos entre indígenas e europeus. Os europeus e os indígenas da América tiveram seus primeiros contatos no século XV, no momento da expansão marítima europeia.
Uma concepção entre indígenas e europeus Os antropólogos pesquisavam aqueles índios considerados por eles puros, autênticos com suas características originais, estes índios eram aqueles que não haviam entrado em contato com os colonizadores, e se não fossem mais puros eram considerados como aculturados.
No caso da América, os povos indígenas. Como já falamos anteriormente, a chegada dos europeus à América trouxe também muitos conflitos. Importante ressaltar que os povos indígenas que habitavam a América já tinham conflitos entre si. Pois existiam muitas tribos de culturas diferentes nesse território.
Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai. . .
Como transformar um arquivo em ISO com Daemon Tools?
Quanto tempo demora pro corpo absorver proteína?
Como montar um cardápio à la carte?
Quais peças O peão pode comer?
Como fazer brechó no Instagram?
Como acontece a remoção de lactato Pós-exercício?
Como fazer delivery pelo WhatsApp?
Como fazer o cálculo da idade gestacional?
Qual o melhor plano de celular Pré-pago 2021?
Como o petróleo é formado resposta?
Para que o pitbull foi criado?
Quantos por cento é descontado do Vale-refeição?
Como se dá a conversão de piruvato em acetil CoA?