Essa reação ocorre rapidamente e em temperatura ambiente, agilizando o processo de panificação consideravelmente. No entanto, se substituir o fermento biológico pelo químico, pode não conseguir os resultados que esperava.
Para substituir o tradicional fermento biológico, aquele vendido em tablete, basta multiplicar o peso pedido por 4 ou 5 e pronto. Por exemplo, uma receita básica de pão pede 50 g de fermento biológico fresco, então você pode usar cerca de 200 g a 250 g de Levain.
Assim, ao contrário do fermento biológico, o fermento químico não possui leveduras. Ele faz a massa crescer porque é levado ao forno e produz o dióxido de carbono, que expande, aumentando o volume da massa. Essa reação só acaba quando todo o fermento reage.
O primeiro vilão é o amido de milho geneticamente modificado (T) e em segundo, que na composição química do fermento tem o alumínio, que não faz bem para saúde se ingerido. O alumínio é um metal que se deposita no cérebro e pode ser considerado um grande vilão na doença do Alzheimer.
O fermento faz mal para a saúde? Apesar do fermento químico conter grande quantidade de bicarbonato de sódio, e o consumo exagerado ser um aliado da hipertensão, o ingrediente é ingerido em pequenas porções e misturados nas receitas, ou seja, não o consumimos de forma pura.
27 curiosidades que você vai gostar
Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.
O fermento químico e o bicarbonato de sódio têm a mesma função: fazer a massa ficar fofinha e crescer. Qual a diferença entre eles então? O fermento é apenas uma mistura de bicarbonato com algum ácido. Portanto, é possível, sim, usar o bicarbonato no lugar do fermento, mas, primeiro, alguns passos são necessários.
É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de: 2 partes de cremor tártaro. 2 partes de bicarbonato de sódio. 1 parte de maisena ou farinha de milho.
O que é o amido de milho? Como o próprio nome diz, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína.
Como se formam as ilhas vulcânicas?
Quais são os nomes curtos para meninos?
Qual tecido surge a partir das células que passam pela linha primitiva?
Como saber o que você quer fazer?
Como se revela o transcendente?
Como saber o que estão acessando na rede?
O que os vermes causam no organismo humano?
Qual o tipo de protetor solar para cada tipo de pele?
Como o sistema financeiro é remunerado pelo seu trabalho?
Como saber se estão comprando com meu CNPJ?
Durante qual o movimento artístico surrealismo chegou ao Brasil?
Como saber o que ocupa a memória do PC?
Qual o papel do CHA para o bom funcionamento das equipes?
Como o voleibol sentado auxilia na integração social dos portadores de deficiência?
Como lavar roupa na máquina Eco Bubble?
Qual é o tipo de indústria que transforma essas Matérias-primas em vidro?