Qual a base de cálculo do adicional de periculosidade?

Pergunta de Rúben Vieira Matos em 03-10-2025
(61 votos)

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.”

Qual é a base de cálculo do adicional de periculosidade?

Diferente da insalubridade a periculosidade não tem grau ou um valor específico. Para descobrir o valor do adicional basta fazer o cálculo da porcentagem de 30% com base no salário do colaborador.


Qual é a base para cálculo do adicional de insalubridade e o adicional de periculosidade?

O artigo 192 da CLT determina que cálculo do adicional de insalubridade é feito com base no salário-mínimo de cada região — ou seja, ele não é relacionado ao salário do trabalhador. Porém, o adicional pode ser calculado sobre o piso da categoria em casos determinados por convenção coletiva.

O que incide sobre o adicional de periculosidade?

O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% incidente sobre o salário-base, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. A previsão do art.

Qual o percentual de periculosidade e sua base de cálculo de acordo com a CLT?

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ele deve ser equivalente a 30% do salário do profissional, que deve ser devidamente registrado para ter direito ao adicional.

COMO CALCULAR ADICIONAL DE PERICULOSIDADE


35 curiosidades que você vai gostar

O que diz a CLT sobre periculosidade?

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. § 2º - O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

Qual valor da periculosidade 2021?

O percentual de periculosidade é de 30% (NR 16, item 16.2, e Art. 193, §1º CLT). Porém, ele pode superar esse percentual se houver convenção coletiva da categoria.

Pode descontar periculosidade?

No mesmo diapasão, a Súmula 191 do TST prevê que o adicional de periculosidade incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais.

Pode pagar periculosidade proporcional?

A periculosidade de 30% deve ser calculada sobre o salário básico do trabalhador, e pago de forma integral, não havendo proporcionalidade.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com