A secagem permanente de um quarto mamário com mastite crônica é uma medida recomendada somente para vacas de média e alta produção, com apenas um quarto com mastite e que não apresentem outros problemas de saúde concomitantes.
A combinação do antibiótico intramamário com selante interno de tetos ou a utilização apenas do selante na secagem das vacas, também pode ser utilizada para reduzir a incidência de IIM no período seco e de mastites clínicas após o parto.
5 Passos para a secagem de vacas leiteiras
Os quartos mamários são unidades glandulares completamente independentes. tiras fibrosas, não elásticas, formando numerosas lamelas que penetram a glândula e se tornam contínuas com o tecido intersticial do úbere. Eles estão unidos aos tendões pré-púbicos e sub-púbicos, que estão unidos à sínfise pélvica.
O controle da mastite no período seco se baseia em três frentes: 1) Redução do número de quartos infectados no momento da secagem; 2) Diminuição da exposição do teto aos agentes; 3) Aumento da resistência do animal ao ataque dos microrganismos que conseguirem colonizar a glândula mamária.
Dois métodos são comumente usados para secagem de vacas leiteiras: o abrupto e o intermitente (ou gradual). O método abrupto é feito pela interrupção das ordenhas em um dia específico, com base na data prevista de parto e no total de dias desejado para o período seco (normalmente de 45-60 dias).
É importante usar um produto eficaz para a mastite para vaca seca no dia da secagem em cada quarto de cada vaca. Antes do tratamento, faça um pré-dipping com germicida para tetos e seque após 30-45 segundos com uma toalha limpa. A seguir, cada extremidade do teto deve ser limpa com desinfetante, como álcool.
Pesquisas realizadas compararam a sensibilidade dos principais agentes contagiosos e ambientais da mastite em relação a determinados antibióticos. A Amoxicilina associada ao Ácido Clavulânico (Mastite Clínica VL), com mais de 80% de eficácia, demonstrou ser o melhor tratamento, seguido da Cefoperazona (Mastclin)16.
Dois métodos são comumente usados para secagem de vacas leiteiras: o abrupto e o intermitente (ou gradual). O método abrupto é feito pela interrupção das ordenhas em um dia específico, com base na data prevista de parto e no total de dias desejado para o período seco (normalmente de 45-60 dias).
Sessenta dias antes da data de parto prevista, a vaca em lactação deve passar pela secagem. A partir daí ela não é mais ordenhada e cessam os estímulos para a descida do leite até o momento do parto, esse é o famoso período seco da vaca!
Após a realização do teste da caneca de fundo preto para diagnóstico da doença e classificação do grau da mastite (se é leve, moderada ou grave), o tratamento deve ser imediato para uma maior chance de cura. O protocolo exato do tratamento de mastite deve ser elaborado e orientado por um médico veterinário.
A mastite subclínica é caracterizada por alterações imperceptíveis no leite e na vaca, sendo necessários teste auxiliares (CMT e CCS) para o diagnóstico. Já a mastite clínica gera alterações visíveis no leite, como grumos, coágulos e alteração de cor. Além disso, pode provocar inchaço e vermelhidão nos tetos.
Mastite em cadelas: como diagnosticá-la? A mastite nas cadelas pode surgir durante o período de lactação, mas é também possível aparecer na gravidez psicológica , embora de forma menos frequente.
Como funciona as duas câmeras do Moto E6s?
Quais as principais Ferramentas do Word 2010?
Qual a melhor panela de aço cirúrgico?
Como é a superfície de um planeta gasoso?
Como fazer o Adobe Flash Player funciona no Chrome 2021?
Pode misturar azul de metileno na tinta de cabelo?
Quantas pessoas formam um Exército?
Como usar caracteres especiais no Linux?
Pode usar imagens do Pinterest no Instagram?
Para que serve as duas câmeras do Redmi Note 7?
Como fazer teste em fibra óptica?
Como era formada a sociedade açucareira *?