A secagem permanente de um quarto mamário com mastite crônica é uma medida recomendada somente para vacas de média e alta produção, com apenas um quarto com mastite e que não apresentem outros problemas de saúde concomitantes.
A combinação do antibiótico intramamário com selante interno de tetos ou a utilização apenas do selante na secagem das vacas, também pode ser utilizada para reduzir a incidência de IIM no período seco e de mastites clínicas após o parto.
5 Passos para a secagem de vacas leiteiras
Os quartos mamários são unidades glandulares completamente independentes. tiras fibrosas, não elásticas, formando numerosas lamelas que penetram a glândula e se tornam contínuas com o tecido intersticial do úbere. Eles estão unidos aos tendões pré-púbicos e sub-púbicos, que estão unidos à sínfise pélvica.
O controle da mastite no período seco se baseia em três frentes: 1) Redução do número de quartos infectados no momento da secagem; 2) Diminuição da exposição do teto aos agentes; 3) Aumento da resistência do animal ao ataque dos microrganismos que conseguirem colonizar a glândula mamária.
Dois métodos são comumente usados para secagem de vacas leiteiras: o abrupto e o intermitente (ou gradual). O método abrupto é feito pela interrupção das ordenhas em um dia específico, com base na data prevista de parto e no total de dias desejado para o período seco (normalmente de 45-60 dias).
É importante usar um produto eficaz para a mastite para vaca seca no dia da secagem em cada quarto de cada vaca. Antes do tratamento, faça um pré-dipping com germicida para tetos e seque após 30-45 segundos com uma toalha limpa. A seguir, cada extremidade do teto deve ser limpa com desinfetante, como álcool.
Pesquisas realizadas compararam a sensibilidade dos principais agentes contagiosos e ambientais da mastite em relação a determinados antibióticos. A Amoxicilina associada ao Ácido Clavulânico (Mastite Clínica VL), com mais de 80% de eficácia, demonstrou ser o melhor tratamento, seguido da Cefoperazona (Mastclin)16.
Dois métodos são comumente usados para secagem de vacas leiteiras: o abrupto e o intermitente (ou gradual). O método abrupto é feito pela interrupção das ordenhas em um dia específico, com base na data prevista de parto e no total de dias desejado para o período seco (normalmente de 45-60 dias).
Sessenta dias antes da data de parto prevista, a vaca em lactação deve passar pela secagem. A partir daí ela não é mais ordenhada e cessam os estímulos para a descida do leite até o momento do parto, esse é o famoso período seco da vaca!
Após a realização do teste da caneca de fundo preto para diagnóstico da doença e classificação do grau da mastite (se é leve, moderada ou grave), o tratamento deve ser imediato para uma maior chance de cura. O protocolo exato do tratamento de mastite deve ser elaborado e orientado por um médico veterinário.
A mastite subclínica é caracterizada por alterações imperceptíveis no leite e na vaca, sendo necessários teste auxiliares (CMT e CCS) para o diagnóstico. Já a mastite clínica gera alterações visíveis no leite, como grumos, coágulos e alteração de cor. Além disso, pode provocar inchaço e vermelhidão nos tetos.
Mastite em cadelas: como diagnosticá-la? A mastite nas cadelas pode surgir durante o período de lactação, mas é também possível aparecer na gravidez psicológica , embora de forma menos frequente.
Quanto recebe um Soldado do Exército?
Sou credor de uma empresa em recuperação judicial?
Quais são os três pilares da música?
Qual é o signo que todo mundo gosta?
Como saber o volume da água oxigenada?
O que são agentes exógenos dê exemplos?
Quanto pesa um saco de cimento Mizú?
Qual vai ser o valor do Bolsa Família em novembro?
Para que serve Addera vitamina D?
O que diz a habilidade EF01MA16?
Como identificar a espasticidade?
Qual a importância do descanso no trabalho?
Qual o melhor Sesc de Minas Gerais?
O que detecta o exame de bilirrubina?
O que diferencia o samba de roda de outras danças?
Como consultar cotas do PIS de 1971 a 1988?