Baseada na agricultura voltada para o comércio externo, na grande propriedade e no trabalho escravo, a sociedade colonial é agrária, escravista e patriarcal. Em quase toda colônia, é em torno da grande propriedade rural que se desenvolve a vida econômica e social.
importante notar que a elite estava basicamente influenciada pela atividade econômica. na época do açúcar, or exemplo, os grandes produtores de açúcar formavam a elite. nesse aspecto, essas pessoas eram muito ricas e possuíam grande parte dos escravos.
A pobreza perpassou toda a sociedade colonial entre a riqueza e a opulência de outras classes sociais, sem distinção entre a economia açucareira, mineradora e outros segmentos econômicos estabelecidos na colônia, marcando o quadro das desigualdades sociais.
A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.
Comente que, no período colonial, havia uma sociedade dividida entre se- nhores e escravizados e a desigualda- de não era questionada abertamente. Nesse período, as mulheres indígenas e as mulheres africanas escravizadas faziam os serviços domésticos. Em al- guns casos, tinham certa autonomia e exerciam outras funções.
O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
(MACK) Pode ser considerada uma característica do Sistema Colonial: a) a adoção, por parte das metrópoles, uma política liberal que facilitou a emancipação das colônias; ... e) a economia voltada para o mercado interno e para a acumulação capitalista no setor colonial.
Criollos & Chapetones = elite colonial. Índios, escravos e mestiços = classes populares.
Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.
Sociedade Colonial no Brasil – História. Assentada na propriedade monocultora e na escravidão, a sociedade colonial é patriarcal e sem mecanismos de mobilidade social.
A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo. A princípio toda fonte de subsistência da sociedade estava ligada à agricultura e ao latifúndio .
A formação urbana no Brasil durante o período colonial não foi muito desenvolvida. O interesse português era explorar as riquezas do território, não havendo uma grande preocupação com o povoamento da colônia e a construção de espaços urbanos. A principal área que foi ocupada pelos portugueses durante o período colonial foi a faixa litorânea.
Foram eles, os colonizadores, os responsáveis pela formação inicial da população brasileira. Isso decorreu do processo de miscigenação com índios e negros africanos, de 15. Durante três séculos, os portugueses eram os únicos europeus que podiam entrar livremente no Brasil.
O que comer para evitar aterosclerose?
Como evoluir o Electabuzz no Pokémon GO?
Quais normas de biossegurança devem ser seguidas em um laboratório de microbiologia?
Como o yoga ajuda na depressão?
Como cadastrar o NIS para tarifa social?
O que é filosofia do bem-estar?
Como colocar a barra de tarefas no segundo monitor?
Quais as principais perguntas feitas por uma banca de TCC?
O que é extrato de movimentação processual E-saj?
O que são homólogos na matemática?
Qual o market share da Coca-cola?
Qual o prazo para apresentar provas?