Pneu pode ser recapado em qualquer marca de carcaça. As mesmas passam por exame e são selecionadas. Alguns cuidados no exame: O ano dela deve ser de 2008 pra cima “ DOT”, não pode ter rachaduras, sem muito conserto e nem ressecada.
A utilização do pneu recapado pode ser feita apenas por veículos cuja função é transportar carga, como caminhões. O seu processo de fabricação de assemelha ao do pneu recauchutado, porém, neste caso, somente a borracha da banda de rodagem é substituída, sem que haja alteração no ombro da carcaça.
Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado).
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km. “A economia de custo é enorme com a recapagem, pois se o cliente utilizar apenas o seu pneu novo, não recapando sua carcaça, ele está utilizando apenas 33% da vida útil do seu pneu”, alerta.
19 curiosidades que você vai gostar
Afinal pneus comuns são bem mais caros. Não confundam Remold / Remoldados com pneu recauchutado ou recapado, a diferença está no método de recuperação utilizado. Embora o pneu recauchutado e recapado tem uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).
Reforma de Pneus a Frio
O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.
Sim, por exemplo, onibus urbanos e rodoviários utilizam pneus recapados no eixo de tração e no eixo livre, há apenas restrições para o eixo dianteiro, que segundo a resolução do CONTRAN 445 é proibido instalar pneus reformados na dianteira.
Não! A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.
Quem tem direito ao saque adicional do FGTS?
Como saber se tenho Aicmofobia?
Como ativar o filtrar no Outlook?
Como diagnosticar deficiência auditiva?
Quem pode fiscalizar as empresas?
Como Consultar extrato de Pagamento INSS?
Como finalizar uma entrega no iFood?
Como é possível acionar a caixa?
Quanto ganha um perito em Fisioterapia?
Como tirar extrato pelo aplicativo Banco do Brasil?
O que é bom para selar as pontas do cabelo?
Como remover manchas de ferrugem de granito?
Quais os cuidados de enfermagem com DVE?
Vai estender o auxílio emergencial para 2021?
Como acabar com a flacidez do rosto e pescoço?
Como deixar cabelo loiro escuro ruivo?
O que fazer para tirar ferrugem da água?
Como gravar vídeo com a tela desligada no iPhone?