Aconselha-se não utilizar ceras ou lustra-móveis, já que poderiam danificar a superfície deixando uma camada opaca muito pouco favorecedora. Para começar a limpar o piso de porcelanato, retire o pó e a sujeira com uma escova de cerdas suaves ou faça uso do aspirador, se considerar necessário.
Para deixar tudo brilhando, use uma colher de detergente neutro diluído em cinco litros de água e esfregue tudo com panos macios. Outra dica ainda mais eficiente é usar um limpador para pisos próprio para porcelanato.
Utilize o vinagre de álcool, sempre diluído em água. Ou produtos de limpeza diária diluídos em água, como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso, também são indicados para limpar porcelanato encardido.
Ocorrem quando se derruba algo no revestimento — as mais comuns são vinho, café, achocolatado e molho de tomate. Esse tipo de mancha pode ser removido, contanto que se use água, além de o produto e o veículo (esponja, pano, flanela etc) corretos.
Dica de ouro: Para manter o brilho do piso, o ideal é passar um pouquinho de lustra móveis misturado em água limpa para finalizar. Faço isso a cada 15 dias ou dependendo de como estiver o piso, uma vez por mês. Fica muito brilhoso!
27 curiosidades que você vai gostar
Em um balde, prepare uma solução de 1 litro de água com 350 ml de água sanitária. Misture suavemente e, então, despeje nos azulejos. Deixe o produto atuar no piso por pelo menos 20 minutos e, em seguida, esfregue com uma vassoura ou escova. Depois, basta passar um pano para secar e prontinho!
Para limpar a madeira opte sempre por sabão neutro em água morna e um pouco de vinagre, se quiser. Isso é suficiente para eliminar manchas e acabar com o aspecto fosco. Depois use um pano seco e outro de microfibra ou algodão para dar acabamento e retirar marcas de gota de água que possam ter ficado.
Porcelanato esmaltado
É resistente e fácil de limpar. Fica menos visível à sujeira e não cria manchas com o tempo. Recomendado principalmente para ambientes que tendem a molhar, como banheiros e áreas de piscina.
Menos manchas: o porcelanato acetinado é menos propenso a manchas porque, além de não ter brilho, apresenta uma baixíssima absorção de água. Por esse motivo, o porcelanato acetinado para banheiro é excelente, pois tem menos chances de manchar com produtos usados durante o banho, como shampoo, condicionador e sabonete.
Utilize uma solução de limpeza que contenha uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água; Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar; Passe um pano de chão molhado; Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.
A recomendação é usar apenas o detergente, de pH neutro, já que outras substâncias podem ser prejudiciais. “No mercado, existem diversos produtos que prometem limpeza instantânea para porcelanatos.
Por não serem revestimentos que demandam limpeza pesada, o melhor produto para limpar porcelanato é mesmo água com sabão! De preferência sabão líquido ou detergente de louça neutro, quanto mais simples melhor!
Separe um balde e prepare uma solução com uma solução com detergente neutro e água; Pegue um pano macio, molhe o tecido na solução, retire o excesso e passe sobre a superfície; Por fim, para finalizar a etapa de como limpar porcelanato polido, passe um pano seco para secar o ambiente.
As ceras para porcelanato geralmente possuem formulação especial, pois precisam ter boa aderência, mas não podem formar camadas espessas ou manchar o piso. ... Uma dica excelente é a Cera Especial LP da Pisoclean, um produto com boa fixação, concentrada, alto rendimento e fácil aplicação.
Tratamento artificial: esse processo consiste no uso de uma cera acrílica (uma espécie de resina) destinada a dar brilho à cerâmica. São necessárias entre 2 ou 3 aplicações, além de manutenção constante. É uma alternativa considerada de baixo custo e que oferece bons resultados.
Se você acaba de instalar o porcelanato polido em seu imóvel e agora notou que o piso está embaçado com aspecto engordurado, diferente da peça que você escolheu no mostruário da loja, saiba que seu porcelanato pode estar com cera protetora ou impregnado por excesso de impermeabilizante.
Não existe um parâmetro que define qual dos dois tipos de porcelanato é melhor. Há quem diga que prefere o polido pelo brilho e sofisticação. Já outros, preferem o acetinado pela sua elegância e praticidade. A verdade é que o mais indicado é aquele que melhor se adequa ao seu ambiente, gosto pessoal e estilo de vida.
Escolha o tipo de porcelanato
Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil de limpar e é ideal para áreas úmidas e externas; Polido: esse é o tipo mais sofisticado e, consequentemente, o mais procurado.
O porcelanato esmaltado é mais resistente e pode ser usado em vários ambientes. O processo de fabricação do piso porcelanato esmaltado é um pouco diferente do porcelanato polido. Por isso, o material é mais resistente e menos propício à manchas e sujeira.
A qualidade A indica que os pisos de porcelanato têm tamanhos regulares e que não há defeitos na superfície. Também há uma linha conhecida como linha comercial (ou linha “C”), que são peças com algum tipo de defeito. Elas são mais baratas, mas você terá mais perda e irregularidades na hora de instalar.
Porcelanato Polido: possui brilho e é extremamente liso e por isso é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores, quartos... Porcelanato Acetinado: possui leve brilho e é menos escorregadio, por isso é mais indicado para áreas molhadas como banheiros, cozinhas, lavanderias...
Polidos: tem esse nome por receber um polimento e uma camada de proteção. Possui a superfície lisa e por isso seu brilho é intenso. Deixa o ambiente moderno e é indiciado para áreas secas: salas, quartos, corredores. Esse é o mais comum dos porcelanatos, pois é o mais utilizado nos projetos residenciais.
Vai depender do estrago do piso, mas se o caso é a falta de brilho, o acumulo de cera e riscos a solução é o lixamento. Tem uma infinidade de empresas que fazem o lixamento de tacos e outros pisos de madeira, além de lixar elas aplicam o famoso “sinteco” ou verniz, para deixar o piso como novo.
Evite itens como água sanitária, esponja de aço e saponáceos. Eles também são prejudiciais para o piso de madeira. Com o passar do tempo, aplique verniz natural para recuperar a beleza original da madeira.
Cera líquida: esse é o tipo mais usado para pisos de madeira, desde que ela não tenha verniz. A cera líquida é muito mais fácil de ser aplicada e ajuda a trazer de volta o brilho para o seu piso, tudo isso de maneira simples e rápida.
Qual a melhor maneira de se relacionar com os outros?
Quais são os princípios informativos do processo?
Como medir a temperatura do cachorro pela orelha?
Como faço para reativar a inscrição estadual?
Como se tornar uma pessoa bem resolvida?
Como ativar funcionário no ponto secullum 4?
Como manusear o dreno Portovac?
Como reativar conta do Discord?
Como citar o nome de um livro na redação?
Como se posicionar no Instagram?
Como me apresentar num discurso?
Como medir 100 ml no copo americano?
O que fazer com móveis antigos?
Como reciclar frasco de perfume?
Como reativar Story silenciado no WhatsApp?