O ideal é guardar na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro ou de aço inoxidável bem fechado. Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor. As castanhas ficarão frescas, crocantes e saborosas por muito mais tempo se forem mantidas sob refrigeração.
Quando mantidas nas cascas, as castanhas ficam frescas por 2 a 3 meses na geladeira. Sem as cascas elas duram até um ano. As castanhas são ricas em amido e perdem umidade rapidamente, por isso ficam rançosas mais rápido do que outras nozes.
Para tirar todo esse proveito das nozes, castanhas e amêndoas, basta seguir uma técnica milenar, super tradicional (mas pouco divulgada atualmente): deixe suas nozes, castanhas e amêndoas de molho em água e sal e depois as seque em temperatura baixa até que fiquem crocantes novamente.
Depois de aberta, guardá-la no armário vai favorecer a oxidação. Caso isso ocorra, ela ficará com odor desagradável e com um gosto um pouco amargo, em função dos produtos de oxidação gerados. Para não ficar rançosa, deve-se guardar num lugar sem ar e frio.
Castanhas inteiras, em casca, parcialmente desidratadas, contendo 6,8% de umidade, armazenadas em ambiente com 80% de umidade relativa, podem ser conservadas por até 6 meses.
A recomendação é consumir uma porção diária de oleaginosas. A quantidade irá variar de acordo com o tipo. "Podem ser quatro unidades de nozes, duas unidades de castanha-do-pará, quatro unidades de castanha de caju, quatro unidades de amêndoas, quatro nozes ou quatro unidades de macadâmia", afirma Catta-Preta.
Amêndoas Se notar pequenas manchas escuras na casca da amêndoa ou sentir que a textura está mais dura, tenha certeza de que estão estragadas.
Para obter os seus benefícios, é recomendado consumir 1 castanha do Pará por dia por cerca de 5 dias por semanas. No entanto, é importante não consumir mais de 10 g por dia, pois grandes quantidades desse alimento poderiam causar problemas como dor, fraqueza muscular e manchas nas unhas.
Oleaginosas (nozes, castanha do Pará, castanha de caju, amêndoa, etc.)...- Iniciar fazendo a higienização correta das mãos, depois:
Para a castanha, o pesquisador testou diferentes soluções até chegar a 10mg/litro de ozônio em solução aquosa. A castanha é submetida à lavagem nessa concentração por dois minutos e meio. Tempo suficiente para eliminar os fungos produtores de micotoxinas que estão na superfície do alimento.
Passos a seguir: Em primeiro lugar, para conservar as castanhas frescas em casa, após colhê-las ou comprá-las, será necessário colocar em um lugar fresco e seco. Recomenda-se colocá-las em um cesto ou um recipiente furado para que circule o ar e assim não apodreçam; não deverá colocá-las nunca em um saco plástico.
A castanha do Pará é um fruto da família das oleaginosas, assim como as amêndoas e as nozes, que possuem diversos benefícios para a saúde, já que são ricas em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B e E.
As castanhas são um fruto próprio do outono, mas isto não significa que só possamos comê-las durante essa época do ano. Hoje em dia podemos utilizar diferentes métodos de conservação para poder manter em perfeitas condições este alimento durante um longo período de tempo e assim poder desfrutar dele fora da temporada.
Hidrate as castanhas do pará de um dia para o outro em água em temperatura ambiente com uma pitada de sal ou, no mínimo, por 3 horas. Assim elas ficarão mais macias e fáceis de fazer para obter esta bebida de castanha. Escorra as castanhas e coloque no liquidificador junto com mais uma pitada de sal e as 3 xícaras de água.
Como montar um slide com topicos?
Como imprimir um documento em miniatura?
Como fazer a primeira impressão na impressora HP?
Como instalar o driver do token?
Como imprimir fatura Lojas Americanas?
Como configurar a impressora Epson no Wi-Fi?
Como retirar a passagem na rodoviária?
Como imprimir do iPhone para impressora Canon g3110?
Como imprimir o certificado do curso do Sebrae?
Como fazer funcionar o IPTV no iPhone?