Nessa primeira fase da gravidez, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum, sendo realizado entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Para melhor avaliação, o transdutor é introduzido pela vagina da gestante, o que permite visualizar os órgãos dentro da cavidade pélvica.
Em um ultrassom nesta fase é possível ver as mãozinhas rapidamente passar pelo rosto e pelo pescoço. Com 8 semanas ele já tem mãos de verdade e consegue até mesmo esboçar um dedinho na boca.
Quando fazer a primeira ultrassonografia obstétrica? O primeiro exame geralmente é realizado logo no início da gravidez, a partir da 5° semana, por via transvaginal.
Embora ainda não seja possível descobrir se o bebê é menino ou menina pelo ultrassom, é possível fazer um exame de sangue, conhecido como sexagem fetal, que permite saber o sexo do bebê a partir desta semana.
A primeira ultrassonografia normalmente é feita por via transvaginal, para obter melhor visualização, já que, nesse período, o feto mede em torno de cinco milímetros. Às vezes, pode ser necessária uma complementação com ultrassonografia abdominal, o que não quer dizer que algo esteja errado.
40 curiosidades que você vai gostar
Isso acontece pois, em geral, só é possível ouvir o coração do bebê em um ultrassom transvaginal a partir da 6a semana de gestação, que é contada a partir da data da última menstruação. No entanto, alguns fatores podem influenciar nesse período, como por exemplo, uma concepção que teve origem em uma ovulação tardia.
A barriguinha pode até já estar proeminente, mas ainda não parece ser de gravidez, pois o útero só tem o tamanho de uma laranja. Isso pode até causar certa ansiedade na mulher, por querer sentir-se logo completamente grávida, e não apenas ter as sensações que a fase provoca.
A partir da 12ª semana de gestação o exame a ser solicitado é por via abdominal, mas não é mais necessário nenhum preparo.
1O bebê se mexe desde a concepção, a mãe que não percebe os movimentos pelo bebê ser muito pequeno ainda. 2É possível sentir o bebê sem muitas duvidas à partir da 20ª semana. 3É possível usar uma técnica para sentir o bebê antes da 16ª semana de gravidez.