O dermatologista Erasmo Tokarski explica que, com muito cuidado, pode-se espremer cravos e espinhas. É raro dar algum problema mais grave — como meningite, no caso do nariz. Os cravos podem inflamar e virar uma espinha. Se a espinha estiver amarela, ou seja, com pus dentro, Tokarski diz que é permitido removê-la.
Para aquela espinha em que se vê um pontinho amarelo, uma dica é fazer uma compressa com gaze e chá verde morno na lesão por alguns minutos, 3 vezes ao dia, para facilitar com que a própria espinha drene naturalmente mais rápido.
“O ideal é não espremer, porque além de não a fazer desaparecer, ela pode piorar. Ao espremer a espinha acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando uma ferida aberta, isso é um grande convite para a entrada de bactérias nessa área”, explica.
Não vá pensando que espremer uma espinha é uma boa ideia, pois você pode acabar com uma cicatriz ou uma infecção. Porém, se tiver mesmo que fazer isso, o melhor jeito de evitar lesões é usando uma agulha ou fazendo uma compressa no local para remover delicadamente o pus.
"Quando você espreme uma espinha você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas), e da formação de cicatrizes", explica Dra.
23 curiosidades que você vai gostar
Se você começar a ver que a ponta está esbranquiçada (de pus), pode ser a hora de atacar. Mas, é melhor fazê-lo após o banho, quando a pele estiver limpa e macia. Além disso, separe álcool a 96º, uma agulha e um tecido 100% limpo.
Depende muito do tipo de pele. Mas, em média, isso leva de sete a dez dias. O secativo faz com que a cicatrização da espinha seja mais rápida, pois, geralmente, contém ácido salicílico e enxofre na fórmula. Se você for usar os produtos em forma de gel, passe na espinha logos após lavar o rosto, antes do hidratante.
É possível utilizar alguns aparelhos portáteis de vapor ou, também, utilizar o vapor da água morna durante o banho. O vapor ajuda a diminuir a inflamação e a quantidade de pus presente no local e pode ser realizada várias vezes ao dia.
Incline a agulha e pressione-a, com cuidado, até que o pus comece a vazar pela espinha. Não enfie a espinha na pele em um ângulo reto, ou você pode se machucar. Caso saia sangue ou um líquido transparente da espinha, pare imediatamente.
Faça aplicações de calor e frio. Pode ser uma boa ideia fazer aplicações de calor e gelo, dependendo do seu tipo de pele e da severidade da espinha. Uma compressa de água quente pode secá-la enquanto uma compressa de gelo, alivia a dor e diminui o inchaço.
A espinha é quando bactérias tomam conta desse acúmulo de sebo e surge uma lesão inflamada –vermelha e inchada. Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.
Independente se a espinha for externa ou interna, é importante não espremer, ao invés de ajudar isso só piora a situação. — Qualquer tentativa de espremer a espinha pode inflamar e dependendo da gravidade pode até se formar uma cicatriz no rosto.
A espinha é formada por uma lesão papulosa da pele. Esse espécie de bolinha contém bactérias, chamadas cientificamente de propionibacterium acnes, e células inflamatórias misturadas ao sebo, formando aquele pus um tanto quanto nojento.
Passe uma pomada antibiótica na espinha.
Uma espinha estourada é uma ferida aberta. Aplicar uma solução ou uma pomadinha nela pode ajudar a pele a sarar mais rapidamente. Passe uma pomada antibiótica, como Neosporin, na espinha para ajudá-la a fechar e protegê-la.
“Como a barreira da pele fica escassa, ela não consegue mais se manter úmida, o que leva à desidratação”, diz Engelman. Além disso, para quem tem pele oleosa e propensa à acne, o álcool só favorece uma produção maior de oleosidade. E ainda pode resultar em uma dermatite. Passe longe dele!
Mito. Colocar gelo no rosto depois da limpeza de pele ou depois de espremer uma espinha pode dar a falsa sensação de clarear a pele, já que ele diminui a circulação sanguínea na região. Mas cuidado: o gelo pode queimar a região ferida e, por causa da vasodilatação, tornar a pele ainda mais vermelha.
Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.
Não podemos de maneira alguma manipular uma espinha interna e a Dra. Tatiane explica o porquê: “Além de não sair secreção, a espinha vai se tornar mais inchada e inflamada, além de haver formação de cicatrizes”. Ou seja, nada de mexer na lesão!
8 tratamentos caseiros para acabar com as espinhas e suas manchasÓleo de coco. ... Aloe vera (babosa) ... Cebola e vinagre de maçã ... Chá verde. ... Clara de ovo. ... Creme de pepino e açúcar. ... Tomate. ... Produtos com calêndula.
Ao estourar uma espinha, as bactérias que saem podem invadir os poros da pele em volta, espalhando a acne para partes da pele que estão saudáveis; isto também pode aumentar o sangramento, o que nunca é algo bom!
A acne nada mais é que uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões, que chamamos mais comumente de cravos. Quando ocorre a inflamação, chamamos de espinha.
Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.
Cravo é um bicho vivendo na nossa pele? Não. Como já dissemos, cravos são acúmulos de sebo dentro dos folículos (poros). Isso dito, existem algumas bactérias e ácaros que gostam de lugares exatamente assim: com gordura e sem contato com ar.
Em média, uma espinha interna leva de sete a dez dias para se curar completamente. O ideal é continuar cuidando de sua pele, fazendo limpeza periódica e utilizando pomadas de cicatrização para adiantar o processo.
Uma limpeza de pele feita por um bom profissional não traz problemas porém não deve ser realizada na seguinte situação: acne grave, acne ativa e muito inflamada. Nestes casos, o correto é procurar um dermatologista de sua confiança para fazer um tratamento. A limpeza de pele nessas situações não vai ajudar.
Como fazer limpeza de pele com água de arroz?
Como se formaram os primeiros oceanos na Terra?
O que polui o solo contaminando os lençóis d'água subterrâneos é um lixo?
Como abrir uma empresa de empréstimo de dinheiro?
Como foram os primeiros grupos sedentários?
Onde foi realizado o primeiro mural arte muralismo?
O que são minerais e como eles são formados?
Como ensinar truques a um coelho?
Qual a origem dos primeiros elementos químicos?
Como saber a hora de trocar o cartucho da impressora?
Como são formados os nitratos?
Como teriam surgido os primeiros mares e oceanos?
Como triturar papel manualmente?
Como foram os primeiros agrupamentos humanos?
Como treinar um time de futsal feminino?