A Terra é conhecida também como Planeta Azul pois, em média, 70% da sua superfície é composta por água. A esse espaço dá-se o nome de hidrosfera (esfera de água). E é justamente a existência dessa substância em estado líquido, junto com o oxigênio, que faz a vida ser possível de existir nesse planeta.
A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.
Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano. É o próprio metano que faz com que Urano e Netuno tenham a mesma cor azul.
Na antiguidade, os astrônomos notaram como certas luzes se moviam no céu em relação às outras estrelas. Os antigos gregos chamaram essas luzes "πλάνητες ἀστέρες" (planetes asteres: “estrelas errantes”) ou simplesmente "πλανήτοι" (planētoi: “errantes”), a partir do que derivou a palavra atual "planeta".
Por que o nosso planeta se chama Terra se a maior parte é composta por água? ... O nome Terra vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a Mãe Terra . Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento terra .
42 curiosidades que você vai gostar
A Terra é mesmo o planeta água? É comum ouvirmos por aí que a Terra, na verdade, deveria ser chamada de Planeta Água, pois a maior parte dela não seria propriamente constituída por terras emersas, e sim por água na forma líquida, bastante abundante em nosso planeta.
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.
Netuno ganhou esse nome por causa do equivalente a Poseidon, na mitologia grega. O deus romano Netuno era o rei do oceano, e um dos três grandes (junto com seu irmãos Júpiter e Plutão), então a escolha vem por causa da intensa tonalidade de azul que o planeta apresenta.
Netuno, visto pela primeira vez em 1846, foi batizado com o nome do deus romano dos oceanos.
Neptuno era filho de Saturno e de Reia e irmão de Júpiter, Juno e Plutão. Na partilha do Universo feita por Júpiter, coube-lhe o império das águas, e passou a ser o deus do mar. ... Quando já era homem, casou com Anfitrite, filha do Oceano e de Dóris, deusa do mar.
O planeta Netuno se formou a partir da acreção de parte da matéria do disco protoplanetário existente ao redor do Sol primordial, inicialmente pela fusão de diversos planetesimais, de acordo com a hipótese nebular.
Netuno e Urano, como Saturno e Júpiter, são feitos de gás. Essa condição cria uma atmosfera extremamente densa e quente nesses planetas, gerando as condições ideais para comprimir o carbono em diamante. A atmosfera desses dois gigantes é feita, basicamente, de hidrogênio e hélio, com uma pequena quantidade de metano.
Cinco planetas podem ser vistos a olho nu e são conhecidos desde a Antiguidade: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os nomes são uma homenagem a deuses da mitologia greco-romana e atravessaram os séculos sendo chamados assim em todo o Ocidente, herdeiro cultural da Grécia e da Roma antigas.
Por conta das peculiaridades do núcleo e atmosfera, Netuno também é chamado de gigante de gelo. Foi observado a primeira vez em 1612 por Galileu Galilei, mas sua descoberta só foi confirmada em 1845 pelas pesquisas de Johann Gottfried Galle, no Observatório de Berlim.
Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.
Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas anões são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão do objeto celeste Sedna e dezenas de outros nessa categoria nos próximos anos.
Júpiter: o deus dos deuses
Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar, e devido ao seu tamanho, ele é considerado o rei de todos os planetas. Por causa disso ele recebeu o nome do rei de todos os deuses romanos. ... Anteriormente, Júpiter foi nomeado pelos Sumérios como Enlil.
Os dois planetas têm como característica sua formação gasosa, onde a atmosfera é densa e quente, composta por hidrogênio, hélio e metano. ... Esse carbono provém da composição do metano, assim sendo o responsável por esse fenômeno, que ocorre por meio da quebra de suas ligações químicas e transformação em diamante [1].
Muitos já ouviram falar sobre “chuvas de diamantes” em Netuno. A hipótese trabalhada é que com o calor e a pressão intensos, milhares de quilômetros abaixo da superfície, os carbonos comprimidos em diamante afundam cada vez mais em direção ao núcleo. ...
K2-141b, o planeta onde chove pedra, os ventos são supersônicos e os oceanos são feitos de lava. Em K2-141b, a chuva é feita de rochas, há um oceano de lava com mais de 100 km de profundidade e os ventos sopram a uma velocidade quatro vezes maior que o som.
O planeta Netuno, último do Sistema Solar, foi descoberto há 169 anos, no dia 23 de setembro de 1846. O sistema solar é formado por oito planetas, obedecendo à seguinte ordem a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.
Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.
Na mitologia grega, Netuno era chamado Posseidon – o deus dos mares. Era filho de Saturno e Reia (Terra) e irmão de Júpiter. Na estrutura do Universo, foi designado para o império das águas. ... Netuno foi o primeiro planeta a ser descoberto através de cálculos matemáticos.
Hefesto era conhecido como deus grego do fogo ou Vulcano (na mitologia romana) e também protetor das atividades relacionadas ao metal, era filho de Zeus e de Hera.
Como transformar o Arquivo txt em XML?
O que se entende e qual é a importância da aprendizagem ativa?
Como finalizar um processo que dá acesso negado?
Quais os legumes que tem mais ferro?
Quem desenvolveu a Teoria Crítica?
Quanto custa ter um funcionário registrado?
Como armazenar líquidos inflamáveis e combustíveis?
Qual o índice de correção monetária utilizado pelo Tj-sp?
Como funciona a internet Wi-Fi da Claro?
Qual a diferença do caderno normal para o caderno inteligente?
Como ocorre a formação da imagem virtual?
Como funciona o limite da conta no Banrisul?
Porque as plantas ficam com as pontas queimadas?