Pode descontar uniforme na rescisão?

Pergunta de Íris Rafaela de Matias em 02-06-2022
(68 votos)

Assim, como não há na legislação nenhum dispositivo autorizando esse desconto, ele não é possível. A exceção é caso essa cobrança seja prevista na convenção coletiva de cada categoria, embora seja algo raro de acontecer.

O que acontece se eu não devolver o uniforme da empresa?

Se o empregado não devolver o equipamento do empregador, é justo que o empregador exija que o funcionário pague por ele ou tome medidas razoáveis ​​para recuperar o EPI de uma maneira que não entre em conflito com as leis federais, estaduais ou locais sobre tais ações.


O que diz a CLT sobre uniformes?

O art. 456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.

Sou obrigado a devolver a farda?

Se a empresa exige uniforme, é ela que deve pagar por ele e fornecer ao funcionário, no seu tamanho. É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa.

Quem deve pagar o uniforme da empresa?

MAS QUEM PAGA PELO UNIFORME? De acordo com a lei, quando o uniforme é obrigatório a empresa deve fornecê-lo para seus colaboradores. Já se o uso é opcional, é possível subsidiar apenas uma parte do valor ou cobrá-lo integralmente dos funcionários.

POSSO SOFRER DESCONTOS NA RESCISÃO TRABALHISTA?


17 curiosidades que você vai gostar

Pode cobrar uniforme do funcionário?

Assim, como não há na legislação nenhum dispositivo autorizando esse desconto, ele não é possível. A exceção é caso essa cobrança seja prevista na convenção coletiva de cada categoria, embora seja algo raro de acontecer.

Quanto tempo tenho para devolver o uniforme?

Se o empregado engorda e não cabe mais na roupa a empresa tem de fornecer outra, exceto quando por força da CCT a reposição do vestuário está marcada para cada 6 meses ou 12 meses, caberá ao empregado mover céus e terras para voltar a caber na mesma roupa enquanto não recebe a outra!

Quantos uniformes a empresa tem que dar ao funcionário?

Por exemplo: É comum algumas empresas entenderem como razoável a disponibilidade de 2 calças e 2 camisas aos seus funcionários. Bem como, é de praxe que para uniformes sociais ou executivos seja considerado razoável a entrega de 2 peças para a parte de baixo (calça ou saia, ou uma de cada) e/ou 2 blusas.

Quando a empresa não dá uniforme pode exigir vestimenta?

A empresa pode exigir certo tipo de roupa? A resposta é sim! As empresas podem definir um padrão de vestimenta para seus funcionários. De acordo com as Leis do Trabalho, é de responsabilidade do empregador estabelecer o tipo de roupa para uso dentro da empresa.

O que diz o artigo 166 da CLT?

Art . 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

O que diz o artigo 462 da CLT?

"Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo." ... 462 da CLT, desde que com autorização prévia e por escrito do empregado.

O que diz o artigo 58 da CLT?

Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Quanto tempo pode durar um uniforme?

Normalmente 1 ano de uso para vestimentas e, conforme o tipo de calçado, 6 meses. Algumas funções, tipo manutenção predial, desgastam mais rapidamente - ficam manchados, seja de tinta, graxa, cloro. Para a limpeza, as calças de oxford resistem ao cloro. Botinas de borracha duram mais tempo, chegando a 3 anos.

O que fazer com os uniformes usados?

O ideal é que os tecidos sejam reaproveitados. Para se livrar dos uniformes, portanto, você pode contatar uma empresa que faça um trabalho de reciclagem de tecidos.

O que a empresa não pode exigir do funcionário?

Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo. Forçar a demissão do empregado. Tirar seus instrumentos de trabalho, como telefone, computador ou mesa, para gerar constrangimento.

Quando o funcionário não usa o uniforme?

No caso de o funcionário recusar o uso do uniforme, a empresa pode adverti-lo e, em últimos casos, demiti-lo por justa causa. ... Também é importante oferecer ao funcionário um uniforme com condiz com a sua função e que seja identificado de acordo com cargo e marca da empresa.

Sou obrigado a trabalhar de calça?

Exigência de uso de peças de vestuário em cor padronizada deve ser custeada pelo empregador. A empresa que exige do empregado o uso de peças de vestuário em cor padronizada deve fornecê-lo, como determina o art. 2º da CLT. ... E é encargo de quem exige o uniforme fornecê-lo, conforme artigo 2º da CLT.

Qual NR fala de uniforme?

Se uma empresa obriga a utilização de uniforme para certos profissionais por considerar seu uso um Equipamento de Proteção Individual (EPI), este deve possuir um Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (MTE) e o seu uso passa a ser regulamentado pela Norma Regulamentar (NR) 6.

Como devolver o uniforme da empresa?

No ato do recebimento do uniforme, deve a empresa exigir que o funcionário assine o termo de responsabilidade pela devolução do mesmo, e ou, autorização para desconto em folha de pagamento, ficando o uniforme para o funcionário.

Pode usar uniforme fora do trabalho?

Sim, a proibição do uso das roupas profissionais fora dos horários e locais de trabalho é permitida, mesmo após o cumprimento da jornada do dia.

Sou obrigada a comprar uniforme da empresa?

De acordo com a CLT, a empresa não é obrigada a fornecer uniforme para trabalhadores, mas, sim, as vestimentas necessárias para segurança, de acordo com a atividade desempenhada, ou seja, os citados EPIs.

Sou obrigada a comprar uniforme?

Podemos dizer que a utilização do uniforme, no tocante a sua exigência é plenamente possível e encontra amparo na própria lei, com base no artigo 166 da Consolidação de Leis Trabalhista (CLT). Art. ... Caso o empregador decida pela obrigatoriedade do uso de uniforme, deverá fornecê-lo gratuitamente a todos seus empregados.

Pode beber com uniforme da empresa?

» INGERIR BEBIDA ALCOÓLICA FARDADO E NO HORÁRIO DE EXPEDIENTE GERA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA.

Qual o tempo de tolerância de atraso previsto no artigo 58 da CLT?

Em algumas situações não há necessidade do pagamento de horas extras, desconto ou compensação de horários quando a extrapolação ou atraso não superar este limite. Esse limite de tempo corresponde a dez minutos, conforme aponta o parágrafo 1º do artigo 58 da CLT.

O que diz o Art 58 e 74?

O art. 58 da CLT determina que a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá a 8 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.



Outras questões

Para que serve a cola Tek Bond 200?

Quais os alimentos mais consumidos pelos brasileiros?

Porque Caroline não aparece em Legacies?

Quais são os tipos de artrite reumatoide?

Qual a profissão mais bem pagas em Portugal?

Como proceder a execução de sentença?

Quais são as formas de intervenção de terceiros admitidas na ação executiva?

Quais perguntas engraçadas fazer para Siri?

Como fazemos para combater os esforços de tração nas alvenarias estruturais?

Quais são os 3 tipos de ataques de XSS?

Como é retirada a veia safena?

Como saber se bebê está com verme?

Quais substâncias cicatrizantes?

O que vem a ser uma pessoa corrupta?

O que diz o Salmo 63?

Qual a música sertaneja mais tocada nos anos 90?

O que a radiofrequência faz no rosto?

Quando desligar o controle de tração e estabilidade?

Qual foi o novo princípio instituído por Einstein?

Por que analisar os genes BRCA1 e BRCA2?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com