O leitão mama a cada 60 minutos, cada mamada dura 25 segundos, onde o leitão ingere 20 a 60 g de leite, dessa maneira deve alimentar o leitão cerca de 22 vezes por dia. Como substituto do leite da porca, pode-se utilizar leite de vaca, de ovelha ou de cabra, como mostra a tabela 3.
Se possível, deixe o leitão mamar o leite materno durante as primeiras 24 horas. O leite contém colostro, que transfere os anticorpos da mãe e fornece ao filhote mais imunidade a doenças. Mantenha o leitão em uma área quente, sem correntes de ar. A temperatura ideal é de 29,4 ºC a 32,2 ºC.
Alimente seu leitão a cada 3 ou 4 horas, se ele estiver aceitando bem a mamadeira. Por conta do estômago do animal jovem necessitar de muito pouco leite para ficar cheio, você deve alimentá-lo frequentemente durante os primeiros dias do seu desenvolvimento para garantir uma boa nutrição.
A temperatura de conforto de um leitão recém-nascido varia entre 32°C e 34°C. O passo seguinte é pegar o animal pelas pernas traseiras, colocando-se de cabeça para baixo e passar a mão em movimentos contínuos no corpo do animal, especialmente na barriga, para expirar possíveis líquidos eliminados.
Esses dentes devem ser cortados bem rentes à gengiva; ao cortá-los, devemos tomar o cuidado de não ferir a gengiva e nem a boca do leitão. A finalidade dessa prática é evitar acidentes que podem colocar em risco a porca e o próprio leitão.
Vitamina B12 é uma adição importante à dieta, pois aumenta o apetite, diminui o estresse e previne doenças. Injeções são a melhor maneira de dar a vitamina B12 ao porco.
Antibióticos para Suinos
O corte ou desgaste dos dentes dos leitões recém nascidos é uma prática comum na suinocultura, com o objetivo de reduzir lesões cutâneas na face dos leitões e no aparelho mamário das matrizes.
Logo ao nascer, o leitão deve ser submetido ao seguinte manejo: remoção dos restos fetais; atadura; corte e desinfecção do cordão umbilical e da cauda; e corte dos dentes. Em seguida, é posto em contato com o úbere da porca o mais rapidamente possível para primeira mamada. É essencial limpar e secar os leitões.
Meça a quantidade correta na mamadeira e aqueça-a até ficar quente ao toque, mas não escaldante, assim como faria com a mamadeira de um bebê. Esterilize a mamadeira e o bico com regularidade usando uma solução adequada ou um esterilizador de mamadeira a vapor. Todos os resíduos de leite são berços ideais para colônias de bactérias.
Aumente a quantidade de alimento a cada duas semanas. Você deve aumentar a quantidade de leite que o cordeiro recebe conforme ele crescer. Quando chegar a cinco ou seis semanas, comece a diminuir a quantidade de leite. Reduza para 500 ml por dia, apenas duas vezes por dia. O cordeiro deverá ter desmamado na 13ª semana.
Assim, alguns dos riscos da cáries de mamadeira para o bebê são: 1 Alteração do processo de mastigação; 2 Desenvolvimento atrasado da fala para a idade; 3 Dentes definitivos tortos ou danificados; 4 Dor, enxaqueca e problemas de mastigação após nascimento dos dentes definitivos; 5 Alteração na respiração. More ...
A cárie de mamadeira acontece principalmente devido à falta de higienização correta da boca do bebê após alimentação, seja através do aleitamento materno ou líquidos dados na mamadeira, como sucos, leite ou fórmulas, por exemplo.
Quais são as células envolvidas no processo inflamatório?
Qual é a lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso?
Qual a forma clínica mais comum em pacientes com amebíase?
Quais são os instrumentos mais populares?
O que é processo de ensino e aprendizagem?
Como reativar o VEM estudantil?
Quais são as 7 Joias do Infinito?
Qual o problema de ligar um aparelho de 50Hz em 60Hz?
Quantas tribos tinha o Reino do Sul?
Como acessar a conta digital da Caixa?
Qual é o ângulo formado por duas retas perpendiculares?
Quais são as principais características da Teoria Neoclássica?
Quantas malas de mão posso levar?
O que mais reprova em uma entrevista de emprego?
Quais são as 3 fases do Romantismo português?
Qual o melhor gargarejo para faringite?