Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.
Na verdade, na Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, afirmam categoricamente: "Nunca de deve congelar de novo um alimento que foi descongelado, a menos que seja cozido antes de voltar a ser congelado".
O peixe magro pode ser armazenado em potes de plástico com tampa e pode ser mantido no freezer por um período de quatro a seis meses.
"Você pode recongelar qualquer coisa, desde que tenha sido manuseada propriamente", diz Tina, acrescentando que é seguro desgelar e depois congelar novamente frutas, vegetais, pães, bolos, comidas processadas e outros itens. No entanto, o processo pode afetar a textura, cor e sabor desses alimentos.
Logo, o processo de descongelar e congelar novamente a carne promove uma alta no número dos microrganismos, que pode resultar em índices potencialmente perigosos e inadequados para o consumo, e que nem o calor ao cozinhar a carne seja suficiente para eliminá-los ou reduzi-los a quantidades seguras.
31 curiosidades que você vai gostar
Quando estragada, ela costuma estar pegajosa, com uma textura viscosa e um pouco escorregadia. Caso isso esteja somado à presença de manchas e um cheiro de azedo (ou de amônia), pode ter certeza que o alimento já passou do ponto.
Cuidado extra: congelar carne descongelada
Para as carnes, os cuidados são outros. Por terem muita água dentro das fibras, o ideal é não jogar no congelador depois que uma peça já foi descongelada, porque isso vai impactar diretamente nessas fibras.
Pois bem: se você realizou de forma correta o descongelamento (assim como descrito acima), você pode sim recongelar seu alimento. Entretanto, esse processo pede uma condição muito importante: você deve cozinhar o alimento antes de voltá-lo ao congelador. Ou seja, nada de retorná-lo cru ao congelador.
Esse procedimento aumenta muito o risco de intoxicação pela carga microbiana – que é como os nutricionistas chamam a quantidade de microorganismos presentes em um alimento.
Como exemplo, serão utilizados os seguintes legumes: abóbora-cabotiá, abobrinha, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, repolho e vagem. Eles podem ser congelados por até seis meses.
No caso dos peixes cru ou cozido, é importante ter atenção ao cheiro, que fica mais intenso quando está estragado. Além disso, o peixe pode apresentar uma coloração marrom ou amarelada e os olhos do peixe, quando inteiro, ficam opacos, sendo sinal de que o peixe está estragado e não deve ser consumido.
O ideal é ter um recipiente de vidro com tampa, procure deixar o peixe esfriando por um tempo, mas não pode ser tanto tempo assim, pois o risco do peixe azedar é grande. Então, assim que esfriar, congele! Seguindo esse plano, os peixes podem ficar congelados por até oito semanas.
Podemos colocar o peixe em um pote próprio para o congelador e envolvê-lo em papel filme. Se for congelá-lo, não convém lavá-lo antes do congelamento. Faremos a limpeza do peixe quando este estiver descongelado. Convém congelar o peixe em diferentes potes ou recipientes, segundo o tipo de peixe.
Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.
- Depois de cozido o peixe pode ser congelado. Também por três meses. ... Pode usar a água do cozimento para preparar um pirão, por exemplo, e assim utilizar os nutrientes perdidos no peixe.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o peixe fresco e descongelado deve ser consumido em até dois dias.
Como descongelar corretamente:Retire o alimento do freezer com 24h de antecedência e coloque-o na geladeira;Pratos prontos podem ser descongelados diretamente no forno ou microondas;Alimentos que serão fritos podem ir direto à fritadeira;Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.
Água fria – nunca morna ou quente ― descongela carnes e aves rapidamente. Coloque a carne inteiramente submersa em um recipiente com água fria, trocando a água a cada meia hora. Outra opção é deixá-la sob água fria corrente, diz Blakeslee. “O método da água fria é mais rápido” que o da geladeira, afirma ela.
Neste caso, após a descongelação recomenda-se o consumo em 72h (no máximo) e não deverá ser novamente congelado.
O produto só poderá ser recongelado se mudar de estado, ou seja, deixar de ser cru e for cozido. No congelamento, as características da comida crua ou cozida não são alteradas, desde que ela seja armazenada da forma correta. Serve para conservar as características originais dos alimentos.
A apresentadora partiu para a dica: "Pegue o pão e coloque em saquinhos plásticos. Escolha quantos quer comer por dia, mas podem ser porções individuais. A gente vai colocar no freezer para congelar", explicou. Depois de congelado, retire os pães e lave as mãos.
Feijão cozido: Se o seu feijão já estiver cozido, você deve se atentar para ao tempo de validade para poder congelá-lo. Normalmente, ele pode ficar congelado para ser usado aproximadamente 1 mês. ... Sabendo a quantidade desejada, você não estragará o seu feijão e poderá descongelá-lo sem preocupação.
Por que é um problema? Alimentos perecíveis não devem ficar fora da temperatura controlada, nem mesmo para serem descongelados, pois, nestas condições, eles podem levar a uma multiplicação microbiana e, consequentemente, serem deteriorados, passando a transmitir doenças.
Para congelar, você pode retirar a gordura em excesso e ossos se a carne estiver fresca e em nenhuma hipótese lave a carne com água antes de levá-la ao freezer.
Coloque pequena porções (250g) de carne seca em recipiente de vidro ou em embalagem própria para congelamento. Pode ser congelada por até 3 meses no freezer. Pode ser descongelada diretamente no micro-ondas ou no fogo.
Porque Santa Catarina é o melhor estado do Brasil?
Em que ano foi criada a escala Kelvin?
Como saber se está com enxaqueca?
Qual a importância econômica dos moluscos e dos anelídeos?
Quanto tempo leva para esvaziar o intestino?
Qual o melhor óxido nítrico do mercado?
Qual a importância do zinco para as plantas?
Para que serve pacote de acessibilidade do Android?
O que é justificação prévia novo CPC?
Quantas marcas Juliete representa?
Como a palavra decodificar foi formada?
Qual é o instrumento mais usado no Brasil?