Pode começar uma frase com portanto?

Pergunta de Lia Ana Lima em 30-05-2022
(59 votos)

Em alguns casos, você também pode usar “portanto” para iniciar uma frase. Por exemplo: “O carro de Júlia quebrou no caminho para o trabalho. Portanto, ela ficou atrasada para a reunião.”. Não esqueça que “portanto” precisa estar entre dois trechos independentes, não depois deles.

Como utilizar a palavra portanto em uma frase?

Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.


E no começo de frase?

Sim, podemos começar uma frase com a conjunção e. De entre os vários contextos de utilização desta conjunção coordenativa, Maria Helena de Moura Neves refere, na Gramática de Usos do Português, que as frases ou enunciados podem ser também os elementos coordenados por e: «Nada mais o atingia.

O que pode substituir portanto?

Logo; por consequência ; por isso; em vista disso.

Como usar vírgula no portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

4 FRASES PARA INICIAR UMA REDAÇÃO


27 curiosidades que você vai gostar

Quando posso usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Como se inicia uma frase?

Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.

É ou é?

/Dúvidas /E, é, è, eh ou he? As formas – e, é e eh – existem na Língua Portuguesa; “è” está incorreto e “he” pode ser usado de forma informal. Ou seja, ambas os termos “e”, “é” e “eh” estão corretos, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.

Como usar o é ou é?

Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.



Outras questões

O que significa victor?

Qual a melhor luz para estudar à noite?

O que aumenta a velocidade de uma reação?

O que é o estoque?

Como fazer para andar no Google Maps no celular?

São elementos essenciais de um lançamento contábil?

Quanto ganha um agente imobiliario em portugal?

Qual é o processo de formação da palavra sem terra?

Quanto pesa a terra?

O que é sonhar com pessoas?

O coelhinho que não era da páscoa?

Quem é o grupo Cogna?

Qual a uva mais leve para vinho?

O que significa a sigla SFTP?

Como surgiu a energia térmica?

O que pode ser considerado grave ameaça?

O que é comunicar?

Qual a cirurgia mais realizada no mundo?

O que vender para pobre?

Como tratar infecção com pus?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com