O tratamento depende do fator que provoca a coceira no ouvido, por isso, casos em que a pele está seca ou que a produção de cera é insuficiente, é recomendável o uso de soluções lubrificantes. Em situações de alergias, pode-se tomar anti-histamínicos e/ou usar pomadas com corticoide.
Também é recomendável usar alguma solução lubrificante, como óleo mineral ou óleo de bebê para aliviar o ressecamento da orelha. Em contrapartida, o excesso de cera de ouvido também pode causar coceiras na região. Não é recomendável usar objetos pontiagudos ou hastes de algodão para remover a cera.
A otite externa eczematosa é caracterizada por prurido frequente, às vezes associada a descamação e umidade. O tratamento é realizado através da proteção auricular, evitar a manipulação e uso de gotas auriculares.
Otosporin é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de Otosporin não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.
Infecções fúngicas do canal auricular causam mais coceira do que dor. Para tratar a dermatite de contato, as pessoas devem eliminar os gatilhos alérgicos, especialmente brincos contendo níquel, sprays para cabelo e, possivelmente, até moldes de aparelhos auditivos. Podem ser precisas várias tentativas e erros para identificar o gatilho alergênico.
Os dois tipos de dermatite causam coceira, vermelhidão, secreção ou umidade límpida e descamação, escurecimento e rachaduras dolorosas da pele. Já o primeiro sintoma de uma infecção bacteriana costuma ser dor de ouvido intensa.
Por fim, colocar o pedaço de algodão ainda morno dentro do ouvido, de forma a que fique tapado, mas sem pressionar em excesso. Se a coceira acontecer no ouvido e na garganta ao mesmo tempo, isso pode ser sinal de alguma alergia, como rinite alérgica, alergia a algum medicamento ou produto, ou mesmo alergia alimentar.
A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença. Já a dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta láctea, é uma condição inofensiva e temporária, na qual aparecem cascas grossas amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança.
Como saber qual é o meu biotipo?
Como funciona o processo de hibernação?
Quando a rodoviária de Campo Grande volta a funcionar?
Qual a Histogênese do tecido cartilaginoso?
Como funciona a Farmácia Básica?
Como calcular a deformação de uma mola?
Qual o tempo de espera por um transplante de fígado?
Qual a melhor maneira de pedir para ficar com alguém?
Quais são os cargos da Guarda Municipal?
Como memorizar as coisas mais rápido?
Como melhorar a corrida para TAF?
Quais são os graus da maçonaria?
Como descobrir o valor de algo sem desconto?
Como saber se levei multa Zona Azul?
Porque a autoclave esteriliza os materiais?
Como melhorar a mira Call of Duty?