quando composto de duas palavras é abreviado, se necessário, o primeiro nome, colocando sua letra inicial, e o último não se abrevia. quando composto de mais de duas palavras, abrevia-se usando apenas as iniciais, na seguinte ordem: ... os nomes indicativos de parentesco são abreviados, ou não, conforme tabela.
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.).
A forma preferível para abreviar a expressão «por exemplo» é p. ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Pegar primeiro e último nome e abreviar nomes do meio apenas com a inicial
Abreviaturas em Língua Portuguesa
Palavras | Abreviatura |
---|---|
Contadoria | Contad. |
Limitada (comercialmente) | Ltda. |
Pagamento | pgto. |
Remetente | Remte. |
nas·cer |ê|
Não pode abreviar o 1º nome para evitar transtornos futuros. Veja as regras: Uma das regras fala sobre a abreviação dos nomes próprios. Ela diz que não se deve abreviá-los se o nome couber inteiro no local em que se vai escrevê-lo.
A abreviatura ass. está descrita como correspondente a assimilação no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP da Academia Brasileira de Letras e no VOLP da Porto Editora. Nestas obras, a abreviatura de assinado é a., que o Dicionário Houaiss também regista: «[a.]
– Na abreviatura eu posso suprimir totalmente um nome? Por exemplo: Para abreviar Fernando Henrique Cardoso eu poderia usar assim: Fernando Cardoso? ou ainda eu poderia abreviar assim: Henrique Cardoso? Nestes dois últimos casos a abreviatura estaria correta, conforme as normas, ou (repito) não há normas?
A dúvida consiste no seguinte: – Suponhamos um nome próprio: Me parece próprio abreviarmos assim: Tudo bem, mas pergunto-lhes: – Na abreviatura eu posso suprimir totalmente um nome? Por exemplo: Para abreviar Fernando Henrique Cardoso eu poderia usar assim: Fernando Cardoso? ou ainda eu poderia abreviar assim: Henrique Cardoso?
Necessito saber se há ou não há normas específicas para utilizarmos abreviaturas! A dúvida consiste no seguinte: – Suponhamos um nome próprio: Me parece próprio abreviarmos assim: Tudo bem, mas pergunto-lhes: – Na abreviatura eu posso suprimir totalmente um nome? Por exemplo: Para abreviar Fernando Henrique Cardoso eu poderia usar assim:
Pode-se escolher usar não o primeiro nome, mas o segundo. Para um autor que tenha um nome com vários sobrenomes, é importante definir qual opção usar: Gutierrez, José Fábio Pereira L.
Quais são as leis para quem invade a privacidade de outra pessoa?
Como ler a expressão das pessoas?
O que significa motivação intrínseca e extrínseca?
Qual o hormônio que impede o emagrecimento?
Quais são os primeiros sintomas da erisipela?
Como calcular quantos litros de água por metro quadrado?
É permitido grampear telefone?
O que é um receptor sensorial?
Quantos dias é normal uma diarreia?
Como Wanda virou Feiticeira Escarlate?
Quem plantou a floresta amazônica?
Como saber o tipo de orquídeas pelas folhas?
Quantos pães francês pode comer por dia?