O Xaxará serve para Obaluaê espalhar e limpar as doenças do mundo. A vestimenta que cobre o corpo de Obaluaê é chamada de axóicó e é feita com palha-da-costa.
?O Xaxará é uma espécie pequeno cetro, evidenciando este orixá com sendo o “Rei da Terra” e senhor do portal entre o mundo dos vivos e dos mortos. ?Está sempre sendo carregado por Omulú / Obaluaê, seja nas lendas, seja nas giras das casas de Umbanda e Candomblé, em que este orixá esteja presente.
O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo.
FLORES > Cravo vermelho. FRUTAS > abacaxi, jeripapo, fruta do conde, abacate, caju, jaca, banana da terra.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
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Omolu Obaluaê tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal. Ele carrega sempre sua lança de madeira, seu Laguidibá e seu Xaxará para espantar as energias ruins e os eguns (espíritos errantes).
Oferenda a Pai Omulu ✝
Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires. As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste.
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
Quizilas de Omulú As quizilas são elementos que podem causar moléstia. Portanto, as quizilas para Omolú e os seus filhos são siri, caranguejo, moluscos, carne de porco, pipoca e abacaxi. Por isso, esses devem evitar esses tipos de alimentos, pois podem trazer malefícios para as suas vidas.
Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
São eles:Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.Exu Marabô - serventia direta de Xangô.Exus da falange das caveiras - serventia direta de Obaluaê.Exu Gira mundo Exu Gira mundo - serventia direta de Tempo (k tembo).
O Xaxará é feito com as nervuras das folhas das palmeiras e é enfeitado com pequenas cabaças que representam a contenção dos remédios e das curas. Além disso, é ornamentado com miçangas e búzios. O Xaxará serve para Obaluaê espalhar e limpar as doenças do mundo.
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
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Assim, os filhos de Oxum não devem comer camarão ou outros ingredientes do Omolucum, com exceção do momento da oferenda, em que o filho de santo deve comer junto, para que Oxum não se ofenda.
A fonte de energia desse tipo de banho é proveniente da ação do Orixá Obaluaiê. São diversos os benefícios do banho de pipoca, mas um dos seus pontos centrais é a capacidade que se tem de absorver todas as energias ruins em excesso. Portanto, a prática é feita como uma forma de realizar uma limpeza espiritual.
BELA CAÇADORA
Euá casou-se com Omulú, que logo demonstrou ser marido ciumento. Um dia, envenenado pelo ciúme doentio. Omulú desconfiou da fidelidade da mulher e a prendeu num formigueiro. As formigas picaram Euá quase até a morte e ela ficou deformada e feia.
Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.
Obaluaê na Umbanda é um dos sete orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente´é sincretizado com São Lázaro. Ele é o orixá da cura, da saúde e da transformação. Obaluaê é muito cultuado e incompreendido ao mesmo tempo dentro dos terreiros de Umbanda.
Obaluaê também carrega uma lança de madeira e seu Xaxará, um cetro feito de palha de dendezeiro enfeitado com búzios e contas. Com o seu Xaxará ele espanta os espíritos e energias ruins, além de expulsar as doenças e impurezas.
Banho de Pipoca de Omulú para proteção
Modo de Fazer: coloque a pipoca na panela escolhida junto com óleo ou azeite e estoure o milho. Após ser estourada, a reserve no recipiente e deixe-a esfriar. Ferva a água e a acrescente na pipoca estourada como se fosse fazer um chá de pipoca.
A vela e o copo de água podem ser colocados em qualquer lugar da casa, exceto no banheiro. Pode ser posicionado em uma mesa ou móvel, independente da altura, mas indicamos não colocar no chão. Não há obrigatoriedade de ser na altura da cabeça. Atenção: jamais acenda uma vela e deixe-a sem supervisão.
Nomes comuns de Preto Velho na Umbanda
Oxóssi – Pai Antônio da Mata; Obaluaê – Pai Joaquim das Almas; Iansã – Pai Joaquim do Congo; Ogum – Pai Francisco D Angola.
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