Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm na sua composição um radionuclídeo e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças.
O material radioativo pode ser administrado por via oral, por via intravenosa ou ser inalado na forma de gás (embora isto seja raro). A administração poderá ser de alguns minutos a várias horas antes do exame.
Os radiofármacos são medicamentos administrados, em sua maioria, por via intravenosa e utilizados em Medicina Nuclear para fins de diagnóstico e/ou terapia de doenças.
MEDICINA NUCLEAR O composto é dividido em duas funções: o fármaco, que exerce uma função similar à substâncias que inserimos no nosso organismo; e o radionuclídeo, que emite radiação gama.
O tecnécio-99 é um dos radiotraçadores mais comumente utilizados em medicina nuclear.
Os radiofármacos utilizados para diagnóstico estão classificados em radiofármacos de perfusão (ou 1ª geração) e radiofármacos específicos (ou 2ª geração) (Dilworth et al., 1998). Os radiofármacos de perfusão são transportados no sangue e atingem o órgão alvo na proporção do fluxo sanguíneo.
Radiofármacos são substâncias químicas que possuem algum radioisótopo, que é reconhecido pelo organismo como semelhante a alguma substância processada por algum órgão ou tecido. São fontes radioativas não seladas, que são introduzidas no corpo do paciente por ingestão, inalação ou injeção.
Como os radiofármacos são administrados? Há algumas opções para a administração desses medicamentos, escolhidas de acordo com o objetivo do exame ou terapia. Via intravenosa: quando a solução é injetada direto na corrente sanguínea Via intracavitária: quando o medicamento é administrado dentro de cavidades ou órgãos
O processo de excreção dos radiofármacos acontece através dos mecanismos existentes e comuns, como excreção renal, biliar ou outro. O tempo necessário que um radiofármaco existente no organismo leva para que este chegue a metade, é chamado de meia-vida biológica.
Dessa maneira, é muito importante entender de que forma, os radiofármacos são metabolizados em nosso organismo. Dentro da radiofarmácia, é muito importante que haja a compreensão da forma como os radiofármacos são, de fato, metabolizados. Em um tratamento com a administração de radiofármacos há uma série de reações metabólicas no organismo.
As validações e Qualificações para radiofármacos devem ser realizadas como em qualquer Indústria de produção de medicamentos estéreis, sempre levando em consideração as premissas de Proteção Radiológica.
Qual o sistema de Detecção de desmatamento em Tempo Real na Amazônia?
O que significa homologada a decisão?
Quem tem acesso ao processo em segredo de justiça?
Quais são os principais agentes da globalização da produção?
Como tirar o mau cheiro das patas do cachorro?
Qual fruta faz bem para os rins?
Qual a geração do Ryzen 5 3400g?
Qual a concentração final da solução diluída?
Como tirar a cor de fundo de uma imagem?
Qual foi a rainha mais poderosa do Egito?
Como digitar número de boleto?
Quanto tempo usar ácido retinóico?
Como tirar crosta de sal da piscina?
Qual o rio que não se misturam?
Qual dos órgãos de governança corporativa é uma criação da legislação brasileira?