Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm na sua composição um radionuclídeo e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças.
O material radioativo pode ser administrado por via oral, por via intravenosa ou ser inalado na forma de gás (embora isto seja raro). A administração poderá ser de alguns minutos a várias horas antes do exame.
Os radiofármacos são medicamentos administrados, em sua maioria, por via intravenosa e utilizados em Medicina Nuclear para fins de diagnóstico e/ou terapia de doenças.
MEDICINA NUCLEAR O composto é dividido em duas funções: o fármaco, que exerce uma função similar à substâncias que inserimos no nosso organismo; e o radionuclídeo, que emite radiação gama.
O tecnécio-99 é um dos radiotraçadores mais comumente utilizados em medicina nuclear.
Os radiofármacos utilizados para diagnóstico estão classificados em radiofármacos de perfusão (ou 1ª geração) e radiofármacos específicos (ou 2ª geração) (Dilworth et al., 1998). Os radiofármacos de perfusão são transportados no sangue e atingem o órgão alvo na proporção do fluxo sanguíneo.
Radiofármacos são substâncias químicas que possuem algum radioisótopo, que é reconhecido pelo organismo como semelhante a alguma substância processada por algum órgão ou tecido. São fontes radioativas não seladas, que são introduzidas no corpo do paciente por ingestão, inalação ou injeção.
Como os radiofármacos são administrados? Há algumas opções para a administração desses medicamentos, escolhidas de acordo com o objetivo do exame ou terapia. Via intravenosa: quando a solução é injetada direto na corrente sanguínea Via intracavitária: quando o medicamento é administrado dentro de cavidades ou órgãos
O processo de excreção dos radiofármacos acontece através dos mecanismos existentes e comuns, como excreção renal, biliar ou outro. O tempo necessário que um radiofármaco existente no organismo leva para que este chegue a metade, é chamado de meia-vida biológica.
Dessa maneira, é muito importante entender de que forma, os radiofármacos são metabolizados em nosso organismo. Dentro da radiofarmácia, é muito importante que haja a compreensão da forma como os radiofármacos são, de fato, metabolizados. Em um tratamento com a administração de radiofármacos há uma série de reações metabólicas no organismo.
As validações e Qualificações para radiofármacos devem ser realizadas como em qualquer Indústria de produção de medicamentos estéreis, sempre levando em consideração as premissas de Proteção Radiológica.
Qual o nome que se dá para o médico de intestino?
O que o câncer de mama pode causar?
Como concatenar comandos Linux?
Quais são as fases de um concurso para juiz?
Qual é a vantagem de o investidor diversificar suas aplicações ao constituir um portfólio?
Qual é o objetivo da realidade virtual?
Como responder um e-mail de entrevista exemplos?
Qual o melhor desfragmentador para Windows?
O que foi a Reforma de Martinho Lutero?
Para que é indicado Bexai diclofenaco?
Quantos graus ferve a água na panela de pressão?
Quais mestres da pintura renascentista pintaram a Capela Sistina?
Quanto dá 40 horas por semana?
O que é bacharelado em Jornalismo?