Paraffinum Liquidum: A Vaselina líquida, óleo de parafina ou óleo mineral é um líquido transparente, sem odor e sem cor. Nos produtos cosméticos, a substância é utilizada como lubrificante e emoliente.
O petrolato pode ser identificado também como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida. Independente da denominação, ele tem como função deixar os fios macios. Mas, na verdade, é uma "falsa maciez".
Muito utilizada em tratamentos para rosto, pés e mãos ressecados, a parafina líquida cria uma camada protetora na pele, ajudando a reduzir a quantidade de células mortas presentes, aumentando a elasticidade, diminuindo a sensação de aspereza e suavizando o aspecto de ressecamento.
Embora seja muito utilizado pela indústria como uma barreira que impede a perda de umidade da pele, o petrolato pode ser tóxico para a pele. Pensando no melhor para a sua saúde e para o bem-estar do meio ambiente, nós, da Biossance, optamos pela fabricação de produtos livres de mais de dois mil ingredientes tóxicos.
Para retirar a parafina dos fios será necessário usar o bom e velho shampoo anti-resíduos e investir em outros produtos realmente eficazes. Desta forma os fios poderão novamente respirar e o folículo piloso irá absorver os melhores tratamentos.
19 curiosidades que você vai gostar
A Parafina BLONDE é um CLAREADOR SOLAR de cabelos que proporciona reflexos de luz e clareamento dos fios com efeito natural. Parafina BLONDE mantém seus cabelos macios e hidratados, enquanto clareia, pois possui um agente condicionador que protege os fios do ressecamento do sol, mar e piscina.
Essa é a questão mais polêmica quando o assunto é o uso do silicone nos cabelos, até por envolver os dois tipos diferentes da substância - os silicones solúveis, que conseguem ser removidos só com água, e os insolúveis, que precisam da lavagem com shampoo para saírem dos fios.
Outra questão importante é que o petrolato pode, ainda, acabar impedindo ou dificultando a reposição de nutrientes e a respiração dos fios, acumulando-se ao longo do tempo e podendo levar a entupimentos dos folículos pilosos e prejudicar o ciclo de crescimento dos cabelos.
É comum encontrar petrolato nos cosméticos para cabelo. Ele compõe shampoos, máscaras, condicionadores, cremes para pentear e produtos finalizadores de styling. No shampoo, o petrolato deposita uma camada de gordura, lubrificando os fios e portanto diminuindo a fricção e o ressecamento causado no momento da limpeza.
O principal problema atrelado ao uso de petrolatos está associado ao impacto ambiental que eles podem causar. Por serem derivados de recursos não renováveis (petróleo) e também por serem insolúveis em água, essas substâncias possuem um grande impacto ambiental.
“A parafina pode obstruir o couro cabeludo, favorecendo distúrbios como a seborreia. Além disso, a absorção de nutrientes e outros ativos presentes nas formulações de tratamentos capilares fica comprometida.”
Modo de usar: aplique o produto sobre a área desejada, faça a atividade física e depois retire com auxílio de sabonete e água.
Os perigos do bronzeamento com parafina
A Vigilância Sanitária tem emito alertas desde que a moda começou a se espalhar. Quando realizado em casa, o bronzeamento com parafina apresenta grandes riscos de gerar queimaduras, especialmente se a exposição ao sol for feita em horário indevido, ou seja, entre 10h e 16h.
Sabe como fazer?Derreta a parafina no fogo até que fique em estado líquido. Use uma panela para isso.Espere esfriar, mas não deixe ficar no estado sólido.Com auxílio de um pincel, passe no cabelo mecha por mecha.Pegue sol com ela nos fios.Depois só lavar e tirar a parafina do cabelo.
Parabenos são largamente utilizados em produtos para cabelos há vários anos. Eles atuam como conservantes e são usados para eliminar o surgimento de micro-organismos e fungos em xampus e variados tipos de cremes.
Paraffinum Liquidum (Óleo Mineral):
O emoliente mais comum e largamente utilizado na indústria cosmética e farmacêutica, também conhecido como petrolato liquido ou parafina liquida. É um óleo derivado do petróleo, altamente refinado e que consiste em uma mistura de hidrocarbonetos saturados de cadeias média e longa.
Shampoo livre de petrolato
São utilizados em cosméticos devido a proporcionar emoliência (facilidade de espalhar), além de uma falsa sensação de maciez e hidratação decorrente da barreira criada contra a perda da umidade, além do seu baixo custo.
Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno.
5 substâncias tóxicas presentes nos shampoos e condicionadores (e como evitá-las)SULFATOS. Você provavelmente já ouviu falar deles. ... PARABENOS. São xenoestrógenos, que possuem composição parecida a dos hormônios do nosso corpo.FRAGRÂNCIA. ... TRICLOSAN. ... POLIETILENOGLICOL.
O petrolato forma um filme que repele a água na área em que foi aplicado, criando uma barreira contra a evaporação da umidade natural da pele e também contra microorganismos que possam causar infecções. Ou seja, ele não promove hidratação de fato, ele cria uma barreira que evita a perda da umidade.
A parafina é um óleo mineral amplamente utilizado em produtos cosméticos como cremes de pele, shampoos e condicionadores. ... Isso porque o óleo mineral pode trazer efeitos não tão desejados assim, podendo comprometer a saúde dos fios e da pele. “Ela pode obstruir o couro cabeludo, favorecendo distúrbios como a seborreia.
Os sulfatos, petrolatos e parabenos são componentes químicos presentes em diversos cosméticos e produtos de beleza. Para quem ainda não está por dentro do assunto, é preciso entender que esses componentes, se usados em excesso, podem acabar fazendo mal para a saúde dos cabelos.
Os silicones de que vamos tratar aqui não possuem petrolato em sua composição, por isso são silicones liberados para Low Poo e No Poo. A maioria deles são chamados insolúveis em água, ou seja, necessitam de xampus (de preferência sem sulfato para serem lavados dos cabelos).
Silicones Insolúveis – Liberados para Low Poo e Proibidos para No PooAmodimethicone.Cetearyl methicone.Cetyl Dimethicone.Cyclomethicone.Cyclopentasiloxane.Dimethicone Crosspolymer.Vinyl Dimethicone.Vinyl Dimethicone Crosspolymer.
O lado ruim do Silicone.
Isso porque ele gruda no fio formando uma película que ao longo do tempo de uso vai se acumulando e acaba pesando esse fio e não permitindo que outros produtos penetrem nele.
Como usar o Sanasar no cabelo?
Como ligar 2 Alto-falantes 4 ohms em Módulo 1 ohms?
Como armazenar hambúrguer congelado?
Como fazer o PB ficar mais rápido?
Como deixar um banheiro velho mais bonito?
Como treinar déficit de atenção?
O que significa prospecção de clientes?
Como aumentar sinal modem Vivo?
Como escolher louvores para cantar na igreja?
Como aumentar o volume de uma gravação MP3?
Como melhorar a produtividade em um centro de distribuição?
O que fazer para acabar com o mofo?
Como melhorar varizes naturalmente?
O que fazer para melhorar o relacionamento de um casal?
O que fazer para melhorar a canelite?
Qual palavra pode substituir a palavra melhorar?
Como arrumar uma imagem desfocada?