A niacina serve para auxiliar a oxidação dos carboidratos, promover o funcionamento do sistema digestório, auxiliar na coordenação motora, evitar a pelagra, estimular o apetite e manter a pele saudável.
Para que serve a Niacina
A niacina, também conhecida como vitamina B3, desempenha funções no organismo como melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca, baixar o colesterol e melhorar o controle da diabetes.
Causas da deficiência de niacina
Uma forma de deficiência de niacina é causada por uma deficiência de niacina e triptofano (um aminoácido). Esta forma provoca uma doença chamada pelagra, que afeta a pele, o trato digestivo e o cérebro.
Alimentos ricos em Niacina
A niacina, também conhecida como vitamina B3, está presente em alimentos como carnes, frango, peixes, amendoim, vegetais verdes e extrato de tomate, sendo também adicionada em produtos como a farinha de trigo e a farinha de milho.
De acordo com a DRIS (Dietary Reference Intakes), a recomendação para o consumo de niacina é de 16 mg/dia para homens adultos e de 14 mg/dia para mulheres adultas.
36 curiosidades que você vai gostar
Como suplemento alimentar se pode tomar 15 a 20 mg de niacina por dia para adultos e 5 a 20 mg por dia para crianças. Para tratamento da pelagra em adultos se deve fazer 10 a 20 mg por dia e em crianças 300 mg por dia. A niacina deve ser tomada durante ou após as refeições.
Nicotinamida (vitamina B3)
Pode causar prurido (coceira), rubor (vermelhidão) facial, parestesias (formigamento, dormência, entre outros), náuseas e outros sintomas de irritação gastrintestinal.
Tem mais depois da publicidade ;) Pessoas que têm doença de Hartnup (doença hereditária rara que se caracteriza pela não absorção de triptofano pelos rins e intestino) têm que tomar altas doses de niacina para prevenir os sintomas da pelagra.
Diagnóstico. Exames de urina podem identificar déficit nos produtos da niacina 2-piridona e 2-metil nicotinamida. Analise dos níveis de NAD/NADP também podem ser úteis. A niacina é também conhecida como vitamina PP, por ter ação Preventiva à Pelagra.
A pelagra é uma doença rara causada pela deficiência de vitamina B3, também conhecida como niacina, no organismo, o que pode provocar alterações na pele, diarreia e alterações neurológicas, como dor de cabeça, confusão mental e perda de memória, por exemplo.
A vitamina B6 atua como coenzima em diversas reações metabólicas do organismo, participando da produção de energia por atuar no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e proteínas. Além disso, também participa da produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A Vitamina B2 funciona ativamente no estímulo e aumento da produção de sangue no corpo. Mas esta é apenas uma das funções da riboflavina no corpo. Essa vitamina também atua na proteção da visão e de todo o sistema nervoso. Ela atua no metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas.
O tratamento da pelagra é feito com reposição de vitamina B3 (niacina). Essa reposição pode ser realizada com nicotinamida (niacinamida) ou ácido nicotínico. É preferível realizar a reposição com nicotinamida pelo menor número de efeitos adversos.
Pelagra se caracteriza por sintomas na pele, na mucosa, no sistema nervoso central e gastrointestinais. Pelagra avançada pode causar reação fotossensível simétrica, estomatite, glossite, diarreia e aberrações mentais. Os sintomas podem aparecer isolados ou combinados.
História da pelagra
A pelagra era desconhecida aos médicos do mundo antigo e da Idade Média. Foi descrita inicialmente pelo médico Gaspar Casal na Espanha em 1735, logo depois que o milho foi introduzido em Europa. O nome da doença foi estabelecido em 1771 por um médico italiano Francesco Frapolli.
A suplementação de vitamina B6 podem ocasionar alguns efeitos colaterais, como por exemplo, aumento do ácido fólico, sensação de frio ou de calor, sonolência, neuropatia periférica, insônia, dor de cabeça, náuseas e neuropatia periférica quando utilizada em excesso.
Dor de cabeça, dor abdominal, dispepsia, diarreia, náusea, vômito, rinite e exantema. Esses efeitos estão ligados principalmente à utilização de doses mais elevadas do Ácido Nicotínico.
– Efeitos colaterais: o quadro clínico de intoxicação por vitamina D pode apresentar sinais e sintomas diversos: náusea e vômito, anorexia, dor abdominal, obstipação; polidipsia, poliúria, desidratação, nefrolitíase, nefrocalcinose, diabetes insipidus nefrogênico, nefrite intersticial crônica, insuficiência renal aguda ...
Quando consumida em excesso, a vitamina B5 pode causar problemas digestivos, nomeadamente diarreia, risco de hemorragia e também aumento da sensibilidade dentária. ...
Sugere-se a ingestão de 1 cápsula ao dia, após a refeição. Ingerir com líquido. Vitamina B5 (ácido pantotênico), excipiente q.s.p. 500mg, gelatina vegetariana e água.
Vitamina B5: nossa recomendação dos melhores produtosVitamina B5 Ácido Pantotênico 60 cápsulas Unilife. ... Ácido Pantotênico Vitamina B5 Semprebom – 60 Cap. ... Ácido Pantotênico Vitamina B5 Semprebom – 180 Cap. ... Apisnutri Suplemento de Vitamina B5, 60 Capsulas. ... Kit 3 Vitamina B5 Apisnutri 60 cápsulas.
Em casos raros, o excesso de vitamina B2 pode causar formigueiro ou sensação de queimadura, sensibilidade à luz, comichão, diarreias e aumento da produção de urina.
Vitamina B2 - Riboflavina
Principais sintomas de deficiência: A falta dessa vitamina pode causar vermelhidão e inflamação na língua, feridas nos cantos da boca e dos lábios, inflamação na boca, nariz e virilha, conjuntivite, vista cansada e aumento da sensibilidade à luz, além de diminuição do crescimento e anemia.
Conhecida por promover o processo metabólico das proteínas, açúcares e gorduras, a vitamina B2 é extremamente importante para o crescimento saudável dos fios. Ela também atua na cicatrização, na prevenção do enfraquecimento e no combate à queda dos cabelos.
Como é feita a extração do nióbio?
Como lazer ainda acontece na família de hoje?
Qual objetivo de trabalhar Auto ditado?
Como o noivo deve se vestir para um casamento?
Como é realizado o antibiograma?
Como é formado o manto da Terra?
Quais as formas de consumo do milho na alimentação humana?
Como se faz boca de sapo de papel?
Quantos dias a pessoa pode transmitir dengue?
Como faço para subir o texto no Word?
Como nosso corpo produz a voz vamos pesquisar?
Como fazer um Termoscopio caseiro?
Como os nordestinos são vistos?
Como fazer uma cabeça com cabelos de grama?