«Um facto interessante é que o óleo retirado da cabeça dos cachalotes e das baleias era utilizado, por exemplo, para fazer cera», recorda a açoriana. O óleo extraído da carne derretida em caldeiras servia para fazer velas, sabão ou margarinas. ... «O óleo de cachalote também era utilizado em cosmética, para fazer cremes.
O óleo de baleia, também chamado de azeite de baleia, era uma substância extraída da gordura das baleias pescadas principalmente no Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Estes animais mamíferos marinhos possuem uma grossa camada de gordura que os protege das águas frias, onde vivem a maior parte do tempo.
A exploração das baleias em larga escala teve início no século 9, no Atlântico Norte, próximo ao litoral espanhol. Naquele período, a perseguição era realizada em pequenos botes e a captura era feita com auxílio de lanças e arpões. Já no século 19, grandes navios, chamados de baleeiros, começaram a ser utilizados.
baleia-azul
A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento. A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea.
O “vômito de baleia”, na realidade, atende por um nome um pouco mais comercializável: chamado de âmbar cinzento, ele é produzido pela vesícula biliar da cachalote.
O azeite era empregado para diversos fins: na iluminação, na impermeabilização de navios e barcos, fabrico de velas, sabões e outros produtos. No Brasil, o óleo de baleia era vendido a alto preço, embora tivesse qualidade inferior ao de oliva.
Em 1986, a Comissão Baleeira Internacional, formada por mais de 80 países, decidiu decretar uma moratória (ou seja, uma suspensão) na baleação pelo mundo – o termo técnico para a caça de baleias. “Pesca” não é correto porque elas são mamíferos, e não peixes.
Na verdade o óleo de baleia foi um importante e valioso produto nos séculos passados, pois um dos principais usos era na iluminação pública, como combustível dos lampiões.
O Japão sofre atualmente muitas pressões por organizações de proteção a fauna por ainda permitir e comercializar a carne e o óleo de baleia. Apesar de a pesca da baleia ainda ser mantida pelo Japão alegando pesquisa científica, a sua carne tem sido comercializada na forma de produtos enlatados ou fresca para confecção de sushis e sashimis .
Outros produtos de valor eram o espermacete, utilizado na indústria de cosméticos, o âmbar e as barbatanas para fazer espartilhos. A indiscriminada pesca da baleia quase levou diferentes espécies à extinção, tendo sido proibida pela maioria das nações do mundo.
A indiscriminada pesca da baleia quase levou diferentes espécies à extinção, tendo sido proibida pela maioria das nações do mundo. O Japão sofre atualmente muitas pressões por organizações de proteção a fauna por ainda permitir e comercializar a carne e o óleo de baleia.
Como faço para cadastrar o chip da Vivo?
O que é terapeuta de ancoragem?
O que fazer quando não é possível acessar o site?
O que é transmissão manual e automática?
O que é a liberdade de cátedra?
Pode aplicar botox e ácido hialurônico no mesmo dia?
O que fazer em Paris sem ser museu?
Qual a principal característica de um gráfico de setores?
Quando o bebê está muito embaixo na barriga?
Qual pigmento posso usar na resina?
Quais são os principais tipos de controle empresarial?
Quais são as principais drogas vasoativas?
Qual a igreja mais rica em ouro do Brasil?