Aplicações da radiação Por exemplo, em usinas nucleares, a fissão de átomos radioativos é responsável pela produção de energia elétrica. Outra aplicação essencial da radiação é a datação de materiais a partir do decaimento do carbono-14.
Veja algumas utilizações da radioatividade:
No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.
Os elementos radioativos são aqueles que emitem radiação alfa, beta e gama a partir do núcleo de um átomo instável. Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis.
Entre os vários benefícios da radioatividade destacamos sua utilização na esterilização de materiais médicos, pois matam bactérias e vírus que podem estar no material, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.
Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.
20 curiosidades que você vai gostar
Um grande benefício da aplicação da radioatividade no nosso cotidiano é a produção de energia elétrica limpa. Essa fonte de energia corresponde hoje a 17% da geração de energia elétrica mundial.
A radiação tem aplicações terapêuticas, especialmente na área de medicina nuclear. Em tópicos anteriores, comentei que alguns radiofármacos ajudam no tratamento de patologias e alívio de sintomas. O iodo-131, por exemplo, se acumula na tireoide e emite radiações gama, destruindo células cancerígenas enfraquecidas.
Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.
Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, são usadas também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos. Uma das vantagens da técnica é que a esterilização é feita sem aplicações de calor, que pode deteriorar os materiais.
Quanto pagar para receber o teto da aposentadoria?
Como se faz um raio no teclado?
Como receber os 20 reais do PicPay?
Como faço para pegar o documento do veículo 2020 RJ?
Como mandar carta para o Papai Noel dos Correios 2020?
Como fazer o bug do Mew no Pokémon Fire Red?
Como foi dividida a fortuna de Fred Mercury?
Quanto tempo demora o reembolso da Banggood?
Como se divide a História ocidental?
Quais são os ritmos de tocar violão?
Como estava dividida a sociedade romana explique cada um dos três grupos?
Como que eu faço para usar o telefone?
O que é a temperatura de bulbo seco?
Como era construída a Grande Muralha da China?
Como foi dividido os países da América do Sul?
Como funciona o teclado da prova teórica do Detran?
Como era a divisão do trabalho na Idade dos Metais?