Para que serve o exame VHS e PCR?

Pergunta de Gabriel Tavares Leite em 31-05-2022
(32 votos)

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame laboratorial que mede inflamação sistêmica de qualquer causa: infecciosa, inflamatória, alérgica, neoplásica, entre outros. A proteína C reativa (PCR) também é inespecífica e mede inflamação sistêmica, mas de caráter agudo.

O que significa VHS alterado?

O valor de hemossedimentação, o VHS, quando está alto pode ser sinal de infecções causadas por vírus ou bactérias, processos inflamatórios, ou situações crônicas como anemia, diabetes, insuficiência renal e cardíaca, ou mesmo gestação.


O que o exame de VHS detecta?

Um dos critérios usados por reumatologistas para identificar doenças inflamatórias é a análise clínica da Velocidade de Hemossedimentação (VHS). A Sociedade Brasileira de Reumatologia cita o exame como um dos preconizados no diagnóstico de polimialgia reumática, artrite reumatoide, fibromialgia e febre reumática.

Para que serve o exame de VHS e PCR?

A VHS é um exame que mede indiretamente a produção do fibrinogênio, uma dessas proteínas. A popularização da dosagem da proteína C reativa (PCR) reduziu a importância da VHS como marcador de inflamação, pois a PCR também é uma proteína de fase aguda produzida pelo fígado.

O que significa PCR e VHS alto?

Nota: VHS elevado com PCR normal provavelmente é falso positivo (excessão clássica: Lúpus Eritematoso Sistêmico). Mais recentemente, um terceiro marcador, a Procalcitonina, tem se destacado como biomarcador de diagnóstico e prognóstico em sepse grave e choque séptico, com maior sensibilidade.

VHS - Para que serve esse exame?


25 curiosidades que você vai gostar

Quando o VHS é preocupante?

Significado de valores muito elevados da VHS

Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem.

Quando pedir VHS e PCR?

Portanto, fica claro que VHS e PCR devem ser solicitados todas as vezes que se desejar fazer diagnóstico diferencial entre doenças que apresentem quadro clínico semelhante. Um bom exemplo é a importância de se solicitar VHS e PCR para pacientes com artrite.

Para que serve o exame de sangue PCR?

O PCR pode apontar casos de doenças reumáticas, traumatismos ou mesmo em cânceres, mesmo que o paciente não apresente sintomas claros e definidos. Ajuda ainda no diagnóstico de lúpus, da apendicite, de doença inflamatória do intestino, da pancreatite, artrite reumatoide, tuberculose, entre outros.

O que significa a sigla PCR no exame de sangue?

A dosagem de proteína C reativa é um tipo de exame de sangue. Também chamado de PCR, o teste avalia a concentração sanguínea dessa proteína, produzida pelo fígado. Seus níveis elevados são considerados um indicativo de que o organismo está passando por um processo inflamatório.



Outras questões

Como ficam os prazos processuais no carnaval 2021?

Como ter criatividade para fazer uma música?

Como fica o feriado de Carnaval 2021 em Porto Alegre?

Como fazer para ter mais criatividade?

O que aconteceu com as escolas de samba em 2021?

Como ganhar coragem para ir lavar a louça?

Como ter mais disciplina e foco nos estudos?

Como fica a barriga por dentro depois da histerectomia?

Como fica o ciclo menstrual após a retirada de uma trompa?

Como ter coragem de mandar mensagem pro Crush?

Como trabalhar a música A Barata diz que tem?

Qual o crime do aborto?

Como trabalhar a pluralidade cultural em sala de aula?

Como trabalhar o livro extraordinário em sala de aula?

Como ficam os prazos processuais no recesso forense?

Como inserir um aluno surdo no ensino regular?

Como é possível lidar com o TGD na escola?

O que é a luz na fotografia?

Como fica a urina com pasta de dente?

Onde trabalhar com sustentabilidade?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com