A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
Para quem não sabe do que se trata, o eixo cardan é uma peça formada por dois eixos tubulares, sendo que um fica centrado na fonte motriz do veículo, enquanto o outro foca no eixo de tração.
O eixo cardan tem como principal função transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial e depois para as rodas do veículo. A engenharia desenvolvida neste componente garante que em terrenos irregulares sobre vibrações e ângulos, a força chegue as rodas sem a perca de potência.
Por meio de garfos e flanges, as cruzetas se unem ao eixo cardan, permitindo o movimento da junta universal em todos os sentidos. Esse complexo mecanismo recebe o nome de árvore de transmissão. O sistema garante uma distribuição correta e uniforme da força gerada pelo conjunto motor/câmbio ao diferencial.
Robert Hooke
Junta universal/Inventores
Como a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado. Folgas variam, mas o desgaste excessivo é percebibo se você conseguir girar a barra o suficiente para ouvir um estalo quando ela parar.
O que se entende por pós-colheita?
Qual das transições do pipeline de liderança requer majoritariamente habilidades de comunicação?
Como estão divididos os sais minerais?
Como se chama assinatura com o dedo?
Qual o tamanho do Pérola Negra?
Quando cai o dinheiro do PIBIC?
Quais os carros 1.0 mais econômicos?
O que fazer quando o objeto é apreendido?
Qual o tamanho ideal para um prato de jantar?
Qual a atual situação do trabalho infantil no Brasil?
Qual a diferença entre genro e Noro?
Quantas personalidades tem o Legion?
Como pintar por cima do epóxi?
O que quer dizer notificar uma pessoa?