O CFOP 6.102 serve para vendas interestaduais com contribuintes do ICMS, já o CFOP 6.108 é para venda para não contribuintes do impostos, ou seja venda para PF ou PJ sem inscrição estadual.
Esses quatro dígitos – 6102 – indicam o código fiscal da operação praticada. O primeiro dígito, 6, é um prefixo que refere-se a “saídas ou prestações de serviço para outros estados”. E combinado aos demais itens, forma o código 6102, que indica venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
CFOP 5102 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros) estamos informando a Sefaz que essa operação é uma saída e de dentro do mesmo Estado ou intermunicipal. CFOP 6102, queremos dizer que ele é de saída, mas interestadual.
Se o produto não tiver ST nem no estado de orgime (independente que se tenha ST ou nao no estado de destino) será CST 000 CFOP 6102 (fazer difal). Mas se o produto tiver ST no estado de origem ´(independente que se tenha ST ou nao no estado de destino) será CST 060 CFOP 6404 (fazer difal).
O CFOP 6404 será usado para as operações de saídas de mercadorias em operações interestaduais de uma mercadoria que já sofreu retenção do ICMS de ST nas operações internas.
23 curiosidades que você vai gostar
Já o CFOP 6.404 será utilizado exclusivamente quando o ICMS-ST já tiver sido pago para o Estado de origem da mercadoria. Assim quando a empresa compra mercadoria para revenda e a mesma já tenha sido tributada pelo ICMS-ST, na operação interestadual com Protocolo ICMS ou Convênio ICMS será utilizado o CFOP 6.404.
Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.
Você pode dar entrada no CFOP que formará seu estoque, no caso, 1102 - Compra para comercialização, posteriormente poderá utilizar o CFOP 5102 dentro do estado 6102 fora do estado - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.
Como limpar o microondas de inox por dentro?
Como melhorar a relação com os filhos?
Como começar uma propriedade rural?
Como fazer compressa sem bolsa térmica?
O que significa a expressão destacada chocho?
Como limpar colar de marfim amarelado?
Como proteger o ps4 de poeira?
Como programar para mandar SMS?
Quanto tempo para produzir milho verde?
Como conseguir aquecedor solar da Cemig?
Como programar o celular pra tocar sozinho?
O que precisa para sacar o FGTS emergencial na caixa?
Como limpar forminhas de empada de alumínio?