O ácido lático é conhecido por ser multiuso, proporcionando diversos benefícios. Dos cabelos a pele. Um dos principais benefícios é a propriedade umectante, que proporciona à pele uma maior retenção de água, contribuindo de forma significativa na hidratação da pele, rejuvenescimento e clareador.
Uma vez que o ácido lático é formado em altas quantidades, quando o exercício é muito intenso, uma estratégia para ajudar o organismo a remover esse ácido da musculatura, passa pela redução da intensidade da atividade quando sentir a dor provocada por ele, que é aquela sensação de queimação nos músculos que estão sendo exigidos.
Entre as soluções para eliminar o ácido láctico existe o bicarbonato de sódio que é uma substância alcalina. Não são necessários suplementos nutricionais, é suficiente comer apenas uma colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em água. Antes de um treino intenso reduz o nível de ácido láctico nos músculos.
A produção de ácido lático ocorre porque o corpo não consegue fornecer oxigénio suficiente para a respiração oxidativa que ocorre na mitocôndria e produz energia, usando a fermentação lática como uma alternativa para conseguir essa energia.
Não são necessários medicamentos para eliminar o ácido láctico, mas os medicamentos antiinflamatórios não-esteroides podem reduzir a dor muscular, por exemplo o ibuprofeno (Alivium) ou o cetoprofeno (Profenid). Os analgésicos como o paracetamol são úteis quando o músculo está doendo.
Para que serve o disco de tacógrafo?
Quais produtos usar para fazer faxina?
Para que serve o medicamento furoato de mometasona?
Qual é a moeda mais rara das Olimpíadas?
Como colocar ícones na área de trabalho em qualquer lugar?
Qual região mais industrializada no Brasil?
Quais são os custos operacionais de uma pequena média empresa?
Qual a importância da metrologia na sociedade?
Qual a finalidade do Disque 100?
Qual a diferença entre a Irlanda e Irlanda do Norte?
O que é CA 19-9 no exame de sangue?
O que é componente situacional?
Quais os produtos para tratar madeira?