O terceiro componente do comportamento alimentar é o situacional, aludido a apoios estruturais necessários à mudança, tais como normas socioculturais estabelecidas em torno do comportamento observado e os tipos sociais de força de coerção favorecedoras ou dificultadoras do comportamento desejado.
Necessidades Fisiológicas: manisfestam-se como impulsos Fome; Sede; Sono; Sexo; Evacuação; Exercitar-se etc. Aprovação social: desejo de pertencer a um grupo e sentir que este grupo nos aprova; Auto-realização: desejo de desenvolver nossa potencialidade. Motivo: necessidade sentida.
O componente cognitivo é o que chamamos de pensamento no resumo indicado no início deste texto. Este componente é uma avaliação, baseada nas crenças e opiniões dos indivíduos acerca de determinado assunto.
Segundo Boog (2005), o Aconselhamento Dietético não visa apenas a adesão do usuário a dieta, em conjunto com este busca-se estratégias para solucionar os problemas relativos às suas práticas alimentares inadequadas, as quais são levantadas a partir do histórico alimentar, dados clínicos, bioquímicos e antropométricos.
Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.
23 curiosidades que você vai gostar
O universo das práticas alimentares influencia o comportamento por meio de diversos fatores, entre os quais se destacam: qualidade e sabor dos alimentos, tradição alimentar, custo e disponibilidade de alimentos, preferências da família e de amigos, estrutura familiar, conveniência no preparo, apresentação do produto, ...
As escolhas alimentares também são fatores que implicam no comportamento alimentar. Elas são baseadas no quê, no como, com quem, onde, quando e outras condições que determinam a seleção e o consumo de bebidas e alimentos, como aparência, cheiro, valor nutricional, fatores psicológicos, socioculturais e socioeconômicos.
Existem diferentes tipos de aconselhamento, nomeadamente o aconselhamento da vida afetiva (conjugal e relacional) e o da vida social (orientação escolar e profissional). Em qualquer dos casos, segue-se a linha da psicologia de Carl Rogers, em que se pretende que o cliente encontre a sua própria solução e decisão.
O esquema para planejar as intervenções de educação nutricional baseia-se em uma estrutura teórico-metodológica e consta de quatro fases: i. concepção; ii. formulação; iii, implementação e iv. avaliação.
Qual o efeito do Pantogar no cabelo?
Qual valor máximo de empréstimo Nubank?
Qual é a única estrutura que está presente em uma célula animal?
Como saber se tenho asma induzida?
Qual a importância do revenimento?
O que são atividades não operacionais?
É permitido trabalhar 24 horas por dia?
O que mais vende hoje em dia na internet?
Qual o país que tem a melhor dublagem?
Quantos dias tem janeiro de 2022?
Quais são os tipos de contratos aleatórios?
O que é corrente de saturação?
Que remédio usar para líquen simples crônico?