São indicados para instalações internas fixas, industriais, comerciais e residenciais de luz e força, painéis de comando, sinalização e nas instalações elétricas de automóveis e veÃculos motorizados, embutidos em eletrodutos, bandejas ou canaletas.
Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.
A quantidade de corrente que o fio vai aguentar é que determina sua espessura. Para estruturas de iluminação, geralmente o cabo elétrico de 1.5mm é satisfatório. Para tomadas de força, usa-se o fio de 2.5mm.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio. Justamente por ser pouco flexÃvel não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica.
19 curiosidades que você vai gostar
Utilizado em instalações industriais e residenciais de força e de luz, em circuitos de comandos e sinalizações. APLICAÇÃO: Recomendado para instalações em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações em construções residenciais, comerciais, industriais, etc.
O Cabo FlexÃvel bitola 2,5mm² é ideal para circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral, como microondas e secador de cabelo). A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica.
Exemplo: O fio condutor 1,5 para ligar lâmpadas suporta 15 A (ampères) de corrente (veja tabela anterior). Uma lâmpada fluorescente de 100 W está ligada na tensão de fase de 220 V, gerando uma corrente de: 100 W / 220 V = 0,45 A. Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor?
Para o cabo de 1,5mm2 disjuntor de 10A e para o 2,5mm2 o de 20A. Mas dependendo de sua carga, que não foi passada, pode usar até onde 25A. Para o cabo de 6mm2 o disjuntor é 40A.
São tomadas para liquidificador, geladeira, ventilador, ferro elétrico, televisão, DVD, equipamento de som etc. Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem.
As bitolas mÃnimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V. Se usarmos a rede de 110 V (Voltagem), para obter os 4400 W (Potência) a corrente deverá ser de 40 A (pois 40 x 110 = 4400 W).
O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexÃvel. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexÃvel, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexÃvel de preferência 10mm.
Este cabo possui a quantidade mÃnima de cobre exigida. Ideal para instalações automotivas e industriais em geral.
A menor bitola permitida por norma para o circuito do forno é de 10 mm2. Sempre deve ser previsto circuito separado para o forno. Nunca inutilize o fio terra do forno.
Qual tipo de fio é bom para fazer uma extensão? Você poderia usar fio de 1,5mm porém para dar mais segurança ainda indico que use fio de 2,5mm inclusive para que a extensão não se quebre com facilidade.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mÃnimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
Para a escolha do disjuntor correto devemos saber a corrente máxima que ele pode suportar, e essa corrente tem que estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro. Para saber isso, basta pegar a potência máxima do chuveiro e dividir pela tensão de alimentação do circuito.
Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança.
Tomadas de 20A
Os plugues e orifÃcios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico especÃfico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.
O que é regressão autÃstica?
É normal o dente doer depois de tirar cárie?
O que é o alongamento dinâmico ou balÃstico?
O que acontece quando o limite tende a 0?
O que fazer após resultado positivo de gravidez?
Qual a primeira fase do processo BPM?
Pode usar a terceira pessoa na redação do Enem?
O que é bom para o bom funcionamento dos rins?
Como saber se você tem miopia?
Qual planta demora mais tempo para dar fruto?
Como é feita a avaliação somativa?
Quantas vezes por semana se deve correr?
Qual o melhor horário para usar o ácido hialurônico?