Ave típica da Mata Atlântica, habita desde o estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul.
Apresenta o hábito de esconder sementes de pinheiro , como meio de guardar comida, esquecendo-se com freqüência de algumas delas. Esse ato pode ser considerado com um ato de dispersão. Por isso, acredita-se que a gralha-azul seja importante para a germinação e desenvolvimento do pinheiro-do-paraná.
A gralha-azul mede em torno de 40 centímetros de comprimento. Sua plumagem predominante é de cor azul brilhante. A cabeça, a parte frontal do pescoço e a superior do peito é preta. Não há dimorfismo sexual, no entanto as fêmeas costumam ser um pouco menores.
Com o corpo todo em um lindo azulado, a gralha-azul é o principal animal disseminador de sementes da araucária e muito comum em áreas de Mata Atlântica.
Possui coloração preta na cabeça, na parte da frente do pescoço e na superior do peito. O restante é de um azul intenso. O que diferencia os sexos é o tamanho, em média 39 centímetros.
16 curiosidades que você vai gostar
Embora se diga que seu habitat é a floresta de araucária do sul do Brasil, por força da dieta composta de insetos, frutos e pequenos invertebrados, esta ave não tem dependência restrita dessas florestas e sua área de distribuição abrange desde o sul do Estado do Rio de Janeiro para o norte, até o Estado do Rio Grande ...
No inverno, ela retira o pinhão das árvores para se alimentar. Nesse processo, contribui para a fixação da espécie arbórea em diversas áreas. “Ela debulha o fruto, o transporta e enterra para estocar, o que faz com que a aruacária possa germinar em novo local”, explica.
Resposta: Explicação: Ela seria extinta juntamente com todos animais, pois precisam de comida, água, um ecossistema equilibrado.
Alimentação: Como a gralha do campo alimenta-se de insetos, frutos e as vezes ovos de outras aves.
Os órgãos responsáveis pelos movimentos dos animais são os músculos e os ossos.
A gaivota é uma ave muito inteligente, que se destaca pela sua capacidade comunicativa, tanto para se proteger como para se reproduzir e se alimentar. Além disso, é também uma espécie muito hábil quando se trata de mover-se através da água, graças às suas patas com dedos palmados.
Suas patas localizam-se bem na parte de trás do corpo. Isso os ajuda a nadar, mas faz com que oscilem para um lado e para o outro ao andar em terra. Os machos têm a mesma aparência das fêmeas durante boa parte do ano.
A Gralha-azul é uma espécie relativamente grande (39cm) de um azul reluzente, cabeça, pescoço e peito negros, penas da fronte arrepiadas formando uma espécie de topete, bico forte e cauda comprida.
Apesar de a Gralha-azul ter se popularizado pela manutenção das florestas de araucária, ela é uma ave onívora, ou seja, a gralha consome diversos tipos de alimentos como frutos diversos, pinhão, ovos e filhotes de outras espécies, pequenos vertebrados e invertebrados, e restos de alimentos humanos, como pão.
A gralha-azul foi a única a se mostrar disponível para a tarefa. Assim, Deus deu a ela um pinhão. Ao receber a semente, a ave a colocou no solo e bateu nela com seu bico até que todo o pinhão ficasse enterrado. ... Assustada, a ave voou bem alto em direção ao céu.
É considerada a ave símbolo do estado do Paraná. Sua população encontra-se em situação preocupante quanto ao risco de extinção, devido à ameaça provocada pela destruição da Mata das Araucárias, um de seus hábitats prediletos. Tem hábitos diurnos, extremamente inteligentes, perde para os papagaios e araras.
A gralha-azul alimenta-se de insetos e sementes. Acredita-se que a ave seja responsável pela disseminação das sementes da araucária, já que ela enterra o pinhão para guardar alimento, propiciando o crescimento de novas árvores.
Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou no Paraná, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida. Não deve ser abatida e é comumente respeitada pelo povo como ave protetora dos pinheirais.
No Paraná existe uma lenda popular que narra a idéia de que a gralha-azul planta o pinhão, com o intuíto de recuperá-lo mais tarde em época de escassez. Mas a ave esqueceria onde os plantou, contribuindo assim para a recomposição das florestas.
A relação entre a Gralha-Azul e o Pinheiro-do-Paraná , Tem uma relação de interação, devido o Pinhão ( semente do Pinheiro) ser o principal alimento da Ave, no período de inverno, a mesma ajuda a disseminar , pelo motivo de desmanchar a pinha ainda no galho, comendo alguns pinhões , em quanto outros canhem no chão e ...
A gralha é uma ave grande com penas pretas brilhantes que pertence à família dos corvídeos.
[Figurado] Tolo, pacóvio, idiota.
Como solicitar vistoria da Compesa?
Como solicitar o empréstimo da caixa?
Como pedir alvará de funcionamento para MEI?
Como remover a cola de rótulos de embalagens plásticas?
Como tirar a coleira de um cachorro bravo?
Será que somos Advogados da Defensoria Pública?
Como remover cor fantasia do cabelo?
Qual o preço de um Alvará de funcionamento?
Como tirar a Data da impressão do PowerPoint?
Como faço para tirar espinha da sardinha?
Como solicitar coleta mercado envios?
Como descobrir senha de PDF criptografado?
Como deve ser a fiscalização de um fiscal do Ministério do trabalho?
Como tirar decoração do link CSS?