Vive em matas, capoeiras e plantações, do sul do México até o Uruguai, e alimenta-se de frutos e sementes caídos das árvores. Seu peso varia entre 1,5 e 5,9 quilos e ela pode medir até 64 centímetros. A cutia é um roedor bastante conhecido no Brasil.
Significado de Cutia substantivo feminino Animal que se parece com o coelho e tem costumes um tanto semelhantes aos deste. [Zoologia] Pequeno mamífero roedor do gênero Dasyprocta, da famíia dos dasiproctídeos, podendo chegar a 60 cm de comprimento, pensando geralmente 4 kg, com cauda e pelo muito curtos.
SubstantivoEditar
Singular | Plural | |
---|---|---|
Feminino | cutia | cutias |
"Cutia", "acuchi", "acouti", "aguti" e "acuti" são originários do termo tupi para o animal: aku'ti.
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A versão mais lembrada para a origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), considerados animais de estimação pelos indígenas.
Aquilo que coze facilmente, algo de uso cotidiano.
A cutia tem hábito diurno e vive em áreas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, sobretudo em regiões do sudeste, nordeste e norte do país. De médio porte, mede de 40 a 60 centímetros de comprimento, de 15 a 20 centímetros de altura e pesa cerca de 2 a 4 quilos.
As cutias são terrestres, localizadas à noite em tocas entre pedras, raízes de árvores, troncos ocos ou emaranhados no chão da floresta. Embora ninhadas de até quatro jovens tenham sido registradas, duas são usuais.
O nome da cidade é derivado da palavra “koty”, que no idioma m’byã (guarani) significa “ponto de encontro”, e que resultou nas antigas versões Coty, Cuty, Cutia, Acutia, Acotia (usadas em várias localidades brasileiras no período colonial) e na atual designação Cotia, referida com a letra "o" somente após sua elevação a município, em 1906.
Trata-se de um mamífero do tipo de roedor que pertence a família Dasiproctidae e ao gênero Dasyprocta. As duas espécies de cotias mais comuns no Nordeste do Brasil são Dasyprocta aguti e Dasyprocta prymnolopha. De pequeno porte esse animal pode medir entre 49 e 64 cm, no Brasil existem sete espécies de cotias.
O período de gestação de uma cotia tem em média 104 dias sendo que o seu ciclo estral é de 30 dias. A média de filhotes num único parto é de 1 a 3, a grande maioria das fêmeas de cotia tem dois filhotes por parte sendo que o corpo dos mesmos é coberto totalmente por pelos, com seus olhos abertos além de já apresentar facilidade para se locomover.
Com pés compridos a cotia possui cinco dedos em cada um deles. Dentre os seus dedos três deles possuem unhas com a capacidade de cortar e que se equivalem a cascos. Podemos dizer que as cotias tem o que chamamos de dedo mindinho. Como animais herbívoros que são as cotias têm como base de sua alimentação frutos e sementes.
Porque o cabelo do bebê resseca?
Como higienizar as moldeiras para clareamento dental?
Como higienizar folhas de hortelã?
Como remover conta do Xiaomi 7?
Como hidratar a carne de soja?
Por que os filmes ficam com as faixas pretas?
Como sair de uma conta no Google?
Como tirar mensagem que aparece no PC?
Como remover cola super bonder de lente de óculos?
Como desativar apps da Xiaomi?
Como deletar arquivos de uma pasta automaticamente?