É provável que o termo 'caboclo' se origine da palavra tupi caa-boc, que significa 'o que vem da floresta' (LIMA, 1999, 1992; COSTA PEREIRA, 1975), utilizado, originalmente, pelos grupos indígenas que viviam na costa para designar os grupos que viviam no interior.
Cafuzo, Mulato e Mameluco As principais "sub-etnias" que surgiram no Brasil foram: Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.
Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira.
Mameluco (também conhecido como caboclo) significa ser mestiço de europeu branco e indígena. ... Às vezes, mameluco é usado especialmente para designar uma pessoa filha de branco com caboclo. A origem do termo “caboclo” é indígena, mas é bem discutida.
Os mamelucos foram escravos que serviam a seus senhores como criados ou pajens. ... De acordo com a definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, mameluco significa “soldado de uma milícia turco-egípcia, originariamente formada por escravos” ou “mestiço, geralmente filho de branco e de mulher índia”.
Na concepção de Matta e Silva, os caboclos e caboclas se organizam em falanges subordinadas a cinco dos orixás: Oxalá, Ogum, Xangô, Oxóssi e Iemanjá. Os três primeiros reúnem apenas caboclos, Iemanjá apenas caboclas e Oxóssi, caboclos de ambos os sexos.
O caboclo é uma das "sub-etnias" que existe no Brasil e que se originou a partir dos processos de miscigenação que ocorreram no país durante o período da colonização.
Embora numerosos no país, quantificar os caboclos é um tarefa complicada para o IBGE, pois, dentro do mesmo grupo estão os cafuzos, mulatos e outras combinações entre índias e brancos como índio e oriental, negro e oriental, negro índio e oriental, entre outras. Além das características étnicas, o termo caboclo é utilizado na religião.
Outra palavra utilizada com este mesmo intuito é caburé, caboclo de cabelos lisos e cor de cobre.