Fusíveis ultrarrápidos: Os fusíveis ultrarrápidos são utilizados para proteção de curtos-circuitos em circuitos retificadores e conversores de frequência.
Os formatos comerciais que costumam ser utilizados mais frequentemente são os fusíveis NH e Diazed.
Tipo rolha – corpo de porcelana com os contatos sendo realizados através de rosca de fixação ao soquete e de um terminal na parte inferior. O elo fusível é constituído de liga de chumbo-estanho. São encontrados nas correntes nominais de 10, 15, 20, 25 e 30 ampères. ... O elo fusível pode ser de chumbo-estanho ou cobre.
As aplicações dos fusíveis estão em diversos componentes elétricos, desde circuitos em eletrodomésticos e automóveis até instalações elétricas de residências e indústrias. Nos componentes elétricos, quando há uma redução grande e inesperada de sua capacidade, ocorre um curto-circuito.
Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.
15 curiosidades que você vai gostar
O funcionamento é bem simples, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite daquele fusível, esta liga esquenta bem e se funde, causando a interrupção da passagem da corrente.
Tempo de fusão virtual (tempo e corrente de partida): Os fusíveis devem suportar, sem fundir, o pico de corrente de partida (Ip) durante o tempo de partida do motor (Tp). Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Os fusíveis conhecidos como DIAZED podem ser de ação rápida, para operação em circuitos sem picos de corrente, e de ação retardada para circuitos com corrente de pico menor que 200 A.
A velocidade de ação do fusível depende do material utilizado na fabricação. Isso porque o tempo que ele leva para se fundir é proporcional ao quadrado da corrente aplicada e da inércia térmica do material do elo. Essa velocidade pode ser muito rápida, rápida, média, lenta ou muito lenta.
Um fusível queimado mostrará uma resistência muito alta (infinito). Para medir a resistência de qualquer componente elétrico, ele deve ser desconectado do circuito elétrico. Você não pode medir a resistência enquanto o componente estiver conectado ou ligado.
O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.
Os fusíveis retardados são empregados na proteção de motores, devido a corrente de partida girar em torno de três a oito vezes o valor da corrente nominal. Pode ser feito de chumbo ou de cobre recoberto de zinco.
"gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)
Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobrecorrentes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, seis tamanhos diferentes e atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA.
Como Escolher
Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.
Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.
Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps. Em um circuito caseiro, um fusível de 15 amperes deveria ser usado nesse circuito.
O fusível para circuito elétrico é um dispositivo que tem o objetivo de proteger a rede elétrica contra um curto-circuito e sobrecarga de longa duração. O fusível para circuito elétrico é formado por um corpo oco, que pode ser um plástico pequeno ou um cano de vidro.
O fusível é um dispositivo de segurança usado para fazer a proteção contra sobrecorrente, curto circuito e sobrecarga. O curto-circuito, a sobrecorrente ou a sobrecarga podem causar incêndios e explosões! Além dos danos no circuito elétrico e nos dispositivos conectados à ele.
O fusível de vidro é descrito como um cilindro vazio, exceto pela existência do elo fusível. Eles são empregados na proteção contra sobrecorrentes e curtos-circuitos em circuitos eletrônicos, filtros de linha, estabilizadores de tensão, no-breaks e porta fusíveis veiculares.
Geralmente ela fica próxima aos pés do motorista ou próxima ao porta-luvas do lado do passageiro. Se você não conseguir encontrar a caixa de fusíveis, verifique o manual do seu carro para descobrir onde ela fica.
Localize o fusível para as luzes do painel. Este fusível será localizado dentro de uma das caixas de fusíveis para o veículo. As caixas de fusíveis podem estar escondidas sob o capô perto do motor ou escondidas debaixo do painel de instrumentos.
F15 (15 A) é o fusível que cumpre essa função e fica localizado na central de distribuição elétrica (CJB).
Como era o cuidado com a saúde na antiguidade?
Quais os estados menos desenvolvidos do Brasil?
Quem paga aluguel paga conta de luz?
Quanto custa um botijão de gás na Petrobras?
Como medir 0 1 mL na seringa de insulina?
Quais os elementos da sentença e seus conceitos?
Como se escreve amor em tupi-guarani?
Como saber o tamanho de um violão?
Quais são os tipos de adsorção que podem ocorrer no solo?
Quando o juiz resolve o mérito?
Quais são os tipos de exercícios aeróbicos?
Qual a principal causa da desigualdade econômica?