Publicado em 27/05/2021 - 18:38 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27) manter a proibição da utilização de animais em testes experimentais de cosméticos, produtos de higiene pessoal e de limpeza no estado do Rio de Janeiro.
Desde muito tempo os testes em animais são utilizados como segurança para que produtos e cosméticos sejam aprovados para o consumo humano, isso acontece porque devido ao que chamamos de especismo, que significa que o ser humano se vê de forma superior a outras espécies e por isso acredita que pode escravizar e explorar ...
A lei proíbe testes em animais para desenvolvimento, experimento e teste de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes, como também a comercialização de produtos derivados da realização de testes em animais.
Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveram uma tecnologia que permite testar novas drogas sem o uso de animais. Isso pode representar uma revolução na ciência e, ainda, livrar milhões de cobaias vivas de experimentos em laboratório.
Os chamados testes in vitro têm se mostrado uma das alternativas mais acessíveis para evitar o uso de animais em laboratório. Com a técnica, células e tecidos são criados artificialmente para estudo e manipulação.
40 curiosidades que você vai gostar
Se você se sentiu mal em ler tudo isso, imagina os bichinhos, que sofrem os efeitos colaterais da aplicação. Como consequência, alguns desenvolvem alergias, são afetados pela cegueira e, em casos mais graves, chegam a morrer.
Além do México, o uso de animais para testes em cosméticos já foi oficialmente proibido em 41 países, além de 10 estados no Brasil e sete nos Estados Unidos. Três outros estados americanos - Nova Jersey, Rhode Island e Nova York - estão atualmente discutindo projetos de lei semelhantes.
É constitucional a lei 7.814/17, do estado do Rio, que proíbe o uso de animais em testes de cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, de limpeza e seus componentes. Esse foi o entendimento do Plenário do Supremo Tribunal Federal , por dez votos a um, em julgamento feito nesta quinta-feira (27/5).
No Brasil, oito estados contam com leis que proíbem o uso de animais em determinadas indústrias: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O Rio foi o primeiro estado nas Américas a promulgar uma proibição completa dos testes em animais para cosméticos.
Qual é a gordura vegetal hidrogenada?
Como o Crocodile foi derrotado?
O que diz a habilidade EF15LP15?
Qual a diferença entre dipirona Monoidratada e Novalgina?
Qual é o instrumento mais difícil do mundo?
Como fazer o teste do cotonete para gravidez?
Como recusar um convite por escrito?
Quanto tempo de recuperação após cirurgia de catarata?
Como saber com quanto tempo de gravidez estou?
Como cancelar minha conta no twitter?
Quanto custa a mensalidade da faculdade de psicologia?