A psicologia do amor, define esse sentimento como sendo, não simplesmente o gostar em maior quantidade. É um estado psicológico qualitativamente diferente. Isto porque, “ao contrário do gostar, o amor inclui elementos de paixão, proximidade, fascinação, exclusividade, desejo sexual e uma preocupação intensa.”
Os “apaixonados” experimentam uma série de sentimentos intensos, como os pensamentos intrusivos, a dependência emocional e um aumento da energia, mesmo que esses sentimentos possam se limitar às primeiras fases da relação. Seja como for, aparentemente o amor romântico é universal.
O que é o amor? ... Segundo Skinner (2009), amor é reforçamento positivo. E reforçamento positivo é toda consequência sobre um comportamento que aumenta sua frequência. Então amor seria toda consequência que aumenta a frequência de uma gama específica de comportamentos – os comportamentos de amar.
Na verdade, o AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias, estão adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas.
Amor-próprio é o apreço nutrido por si mesmo. É a aceitação das qualidades, defeitos, conquistas, fracassos, escolhas e experiências de vida em sua plenitude. Quem se ama compreende que é imperfeito e pode errar, além de estar disposto a melhorar sem interferência do orgulho.
22 curiosidades que você vai gostar
Uma boa maneira de aprender a se gostar e desenvolver a autoestima é aprender algo novo. Essa é uma situação em que você terá que sair da rotina e encarar novos desafios, descobrindo uma nova gama de coisas para dominar. Isso é muito bom para a autoestima. Procure palestras e oficinas gratuitas.
Dicas práticas de como melhorar a autoestima e como ter amor próprioAdquira consciência. ... Pratique o que te faz feliz. ... Corte o que te faz mal. ... Faça o que precisa fazer. ... Cuide de você como cuidaria dos outros. ... Supere o passado. ... Pare de se comparar com os outros e se valorize. ... Se aceite e se perdoe.
Os sentimentos são informações que todos seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam, todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si. A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico.
"Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses. A média é de dois anos.
Como funciona a mente de um autodidata?
Como saber se eu sou uma Banshee?
Como saber se você é uma boa pessoa?
Como ajudar meus colegas é minha escola a superar esse problema?
Porque as contas do Ativo tem saldo devedor?
O que é ser uma pessoa proativa?
Como podemos chamar o processo de entrada das informações na memória?
Qual é o papel dos dekasseguis no Japão?
Como saber se sou um bom dublador?
Quais as principais características do comércio externo brasileiro?
Quais são os estilos de street dance?
Como a flexibilidade pode ser classificada?
Como podemos chamar a interação existente entre o meio biótico e o meio abiótico?