Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação.
No presente do indicativo, o verbo “estar” é conjugado da seguinte maneira: (Eu) estou. (Tu) estás. (Ele) está
A forma correta de escrita é não está.
Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar. Não sei onde fica a cidade de Araguari. Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.
Está e Estar são palavras corretas, mas devem ser utilizadas em contextos diferentes. Está. A palavra está vem do verbo estar e significa que algo ou alguém está em aspecto transitório. A palavra está é aplicada em uma frase cujo sujeito está na 2ª ou 3ª pessoa do singular (tu, ela/ela). Exemplos
A palavra está vem do verbo estar e significa que algo ou alguém está em aspecto transitório. A palavra está é aplicada em uma frase cujo sujeito está na 2ª ou 3ª pessoa do singular (tu, ela/ela). “Como está sendo esse semestre na faculdade?”; “Olá, como você está?”; “Ela está acompanhada de seu marido hoje.”;
Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. A partir disso, já podemos conversar sobre o uso de cada um deles. Empregamos o verbo estar:
Como criar etiquetas redondas?
Como imprimir em banner no Word?
Quanto tempo demora para cair um TED de um banco para outro?
Como ler código de barras na tela do PC com celular?
Qual impressora imprime em tecido?
Qual o critério de desempate em concurso público?
Como imprimir Google Cloud Print?
Qual palavra pode substituir funciona?
Como fazer um repelente para gatos?
Como fazer caixinha para brinde?
Como ser melhor a cada dia frases?
Porque o repolho roxo é usado como indicador de pH?
Como se tornar um revendedor da Hinode?
Como funciona o sensor de presença pet?
Como ser um mochileiro sem dinheiro?