Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.
Como analisar a compatibilidade com a Memória RAM
Slots DIMM da placa mãe – É necessário verificar quantos slots a placa-mãe do seu notebook possui. Por exemplo, uma placa-mãe que tem dois slots, você não conseguirá colocar 4 memórias de 4 GB, mas sim terá que optar por 2 de 8 GB.
Caso esteja pensando em adicionar mais memória em seu computador, não deixe de consultar o manual da sua placa mãe e verificar a quantidade de RAM e a máxima frequência suportada. Você também pode descobrir o modelo da sua placa mãe na guia “Mainboard” do CPU-Z e pesquisar por essas informações na Internet.
Porém, embora o uso de pentes de memória RAM de marcas e frequências diferentes seja possível, ele não é recomendável, pois pode gerar alguns prejuízos no desempenho da máquina e até mesmo crash de alguns processos.
No caso dos módulos DIMM, é fácil identificar aqueles que são ECC, pois possuem 5, 9 ou 18 chips, ao invés dos habituais 4, 8 e 16. O número de bits adicionais diminui conforme o aumenta o tamanho do barramento da memória. Para utilizar memória RAM ECC, é preciso ter uma placa mãe compatível.
30 curiosidades que você vai gostar
Para saber se a sua placa mãe é compatível com a memória RAM que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado no seu computador. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportados.
Entre essas opções está a memória RAM ECC. A sigla ECC significa Error Correction Code, ou seja, ela possui uma tecnologia que permite a recuperação de dados corrompidos. Esse método pode verificar e corrigir falhas durante o processo de armazenagem de informações, realizando a recuperação e evitando a perda de dados.
Se você colocar memórias com uma frequencia maior que o seu controlador consegue enviar elas vão funcionar abaixo da frequencia máxima que as memórias poderiam atinigir. Logo com uma frequencia inferior terão também um desempenho inferior ao máximo que poderiam atinigir .
Instalar memórias RAM que sejam de marcas diferentes não é motivo para grandes preocupações. O problema se dá ao utilizar módulos com configurações muito diferentes. É importante deixar bem claro que o computador não corre risco de estragar apenas ao instalar módulos diferentes.
Quais são os principais marcadores de função renal?
Como fica a pele depois da escleroterapia?
São características da sociedade cooperativa exceto?
O que é empréstimo sobre a RMC INSS?
Qual é o certo corintiano ou corinthiano?
Para que serve o medicamento sedativo?
Quais são os bairros da Cidade Alta de Salvador?
O que é uma imagem conceitual?
Quantos tijolos e cimento por m2?
Quais são as valvas cardíacas e sua localização?
Quantas gotas Devo tomar de melatonina?
Quais documentos o MEI precisa levar na prefeitura?
Que vantagem há na independência de dados?
Que tipo de aço não enferruja?
Como limpar o piso com bicarbonato?
Como avaliar um imóvel para partilha de bens?
Quais as sequelas de uma pancada na cabeça?