Dispõe o art. 983 do PLS n. 166/2010 que o recurso especial deverá ser inter- posto no tribunal recorrido. De acordo com o que dispuser o regimento interno, a competência recairá sob Presidência ou Vice-Presidência do tribunal, que realizará o juízo prévio de admissibilidade recursal.
A petição deve ser dirigida ao presidente do tribunal superior que denegou a ordem. Ex: interpor em face do HC denegado ao STJ. Assim, irá interpor a peça no STJ e as razões acompanham a interposição. Juízo de admissibilidade - Contrarrazões: mesmo prazo da interposição - remessa dos autos ao STF para julgamento.
No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".
A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.
Recurso Especial ao Superior Tribunal de Justiça
Qual arroz para quem tem gordura no fígado?
Quais são as situações em que o consumidor é ou foi desrespeitado?
Qual é a 18 letra do nosso alfabeto?
Pode tomar 2 ibuprofeno 600 de uma vez?
Como respirar após abdominoplastia?
Qual a diferença entre empresário individual e MEI?
Quando a posse se torna injusta?
Como é a contagem de prazo no CDC?
Qual a diferença de função entre a planta técnica e a planta humanizada?
Quem é formado em Fisioterapia e doutor?
Como se chama a pessoa que tem pena de si mesmo?
O que faz um executivo de uma empresa?
Qual o termo correto para usuário de drogas?
O que acontece com a lagarta que vira borboleta?