Os gregos são originário da península Balcanica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.
Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.
Situada no sul da Europa, em um território com o solo pouco fértil e predominantemente montanhoso, a história da Grécia Antiga aconteceu na Península Balcânica, estendendo-se até as Ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular) e o litoral da Ásia Menor (Grécia Asiática).
A pólis grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores. ... A pólis era, também, um sistema de vida e, portanto, um modo de formar e moldar os cidadãos gregos que dela faziam parte.
Os Eólios representaram outro povo que invadiram e se estabeleceram na região da Hélade, Grécia Antiga, formando juntamente com os Jônios, Aqueus e Dórios os grupos étnicos responsáveis pela criação do povo grego.
21 curiosidades que você vai gostar
Helenos são os chamados povos que conquistaram a Ásia menor ainda no período arcaico. Eles se formaram a partir de inúmeras invasões que tiveram início no século XX a.C. Os primeiros invasores foram o Jônios, quatro séculos mais tarde os Aqueus e os Eólios chegaram também a região formando assim o povo grego.
Originalmente, apenas uma pequena tribo na Tessália era chamada de helenos, mas a palavra logo se estendeu ao resto da península e passou a representar todo o povo grego. No começo da Era Cristã era às vezes usada com o significado de "pagãos".
A pólis era uma organização social constituída por cidadãos livres que discutiam e elaboravam as leis relativas à cidade. Dentro dos limites de uma pólis ficavam a Ágora e a Acrópole, além dos espaços urbano e rural. A agricultura era a base da economia da pólis.
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
A origem da polis a partir do século VIII a.C., com o renascimento do comércio, acaba com o isolamento das aldeias. A sociedade torna-se mais complexa. ... A pólis é uma criação dos cidadãos e não dos deuses. Essa nova forma de organização social e política foi fundamental para o desenvolvimento do pensamento humano.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.
Como vivia o povo grego na Antiguidade. ... Na Grécia Antiga não havia residências luxuosas. Mesmo um grande general, como Temístocles, vivia numa casa simples, igual à de seus vizinhos. Os homens ricos não eram respeitados pela ostentação, mas pelo que davam aos deuses e à cidade para custear os festivais públicos.
Cidades-Estado
Cada uma dessas cidades era chamada de pólis, palavra grega que costuma ser traduzida por cidade-Estado. O conjunto de diversas pólis era chamado de poleis.
Não há judeu nem grego, judeus e gregos não há distinção entre judeu e grego. Aí não há mais grego e judeu, circunciso e in- circunciso, bár- baro, cita, não há escravo nem livre, escravos e livres escravo, livre, não há homem e mulher.
O que se apresentava de forma diferente no fenômeno das cidades-estado era a concentração de riquezas, especialmente baseada na propriedade privada. Assim, a sociedade estava dividida em grupos sociais, sendo eles: as aristocracias, os comerciantes, os camponeses e os artesãos.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Polis Grega
Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego. O termo “polis” em grego significa “cidade”.
A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade. Lá existia o mercado e as assembleias do povo.
Na sua forma mais simples, a ágora era uma grande praça aberta, reservada para funções públicas. ... Atividades religiosas, sociais, comerciais, judiciais, legislativas e administrativas aconteciam ao redor da área e tornavam a ágora o coração de uma cidade antiga.
A pólis é o espaço em que a felicidade é possível de ser alcançada. A razão do homem estava também ligada a suas atividades éticas e políticas.
Chamam-se romaniotas os judeus que já se encontravam na Grécia no início da era cristã, para diferenciá-los dos judeus ibéricos (sefardis), que se instalaram na Grécia após a sua expulsão da Península Ibérica, em 1492.
Crenças. Os judeus cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. Para o judaísmo, Deus é um ser onipresente, onipotente e onisciente, que criou e influencia todo o universo, e se comunica com o seu povo através de profetas.
A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. ... Para que um homem gentio, não descendente de Abraão, pudesse ser incluído como parte do povo judeu, devia, antes que tudo, aceitar ser circuncidado.
Qual a participação da mulher na Independência da Bahia?
Quantos estudantes dormem em cada dormitório de Hogwarts?
Como ocorreu a regulamentação do futebol na Inglaterra?
O que cada fantasma do Pac-Man faz?
É normal ter um caroço na mama?
Como é a capoeira regional e seus principais golpes?
Como é a personalidade dos filhos de Poseidon?
Como plantar a espada de São Jorge na água?
Qual é a causa de fungos na pele?
Que idade a criança começa a desenhar?
Como são obtidas as imagens aéreas?
Qual é a melhor grama para campo de futebol?
O que são os efluentes de processos industriais?