O Kanban nasceu na Toyota após o final da segunda guerra, após a visita de seu idealizador Taiichi Ohno a um supermercado nos EUA. O Sr. Ohno gostou da maneira simples com que os supermercados faziam o abastecimento das gondolas através dos repositores, e decidiu adaptar ao controle dos estoques na fábrica.
Na década de 1960 a empresa Toyota criou o sistema Kanban para abastecimento e controle de estoques, usado por empresas até os dias de hoje.
O termo “Kanban” é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”, e propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro da indústria.
Japão
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.
A técnica Kanban tem como princípio básico o conceito Just in Time. Em resumo, corresponde ao conceito da eliminação de estoques através da solicitação de quantidades exatas de materiais no momento exato de sua produção ou fabricação.
O kanban pode ser utilizado em diversas áreas, como por exemplo, desenvolvimento de software, gestão de TI, novos negócios, design, finanças, marketing, operações, entre outras. O uso adequado dessa ferramenta pode trazer agilidade e organização.
Quando o processo é longo, normalmente possui muitas etapas, pessoas e materiais, por isso há muito espaço para melhoria. De outro lado, se o processo for muito simples, provavelmente não vale a pena utilizar o Kanban, já que dará mais trabalho atualizar o painel do que simplesmente fazer a tarefa.
Hoje, esse processo é conhecido como fabricação "just in time." Após a sua origem nas fábricas, o método kanban foi adotado por times de desenvolvimento de software, ao ser popularizado por David J. Anderson no livro Kanban: Mudança Evolucionária de Sucesso para seu Negócio de Tecnologia.
As colunas representam os status dos cartões. Um kanban geralmente possui três colunas: A Fazer, Em Execução e Feito, mas essas colunas podem mudar de acordo com a necessidade da equipe de trabalho. O quadro nada mais é do que o kanban como um todo, organizado em colunas e cartões.
Sua popularidade tem motivo: o Kanban é um método simples de aplicar e que apresenta resultados rápidos. Por isso, ao pesquisar por métodos ágeis, geralmente um dos primeiros que você vai se deparar é o Kanban. O Kanban se baseia em técnicas que controlam e fazem a gestão dos fluxos de produção para as empresas.
Como se chama uma pessoa mais velha em coreano?
Como pagar por aproximação com o celular?
Como se caracterizou o governo do general Médici 1969 1974?
Como sincronizar PDF no Kindle?
Como se chama as pessoas que compram mercadorias?
Como passar o cartão parcelado?
Qual é a unidade de medida do som?
Como fazer pagamento pelo aplicativo do BANESE?
Como desejar feliz aniversário a uma pessoa especial?
Como é chamada a policial feminina?
Qual a taxa para pagar boleto no PagBank?
Como se chama aquele que pratica o surfe?
Como se chama a gravidez de 7 filhos?
Como ligar a guitarra no GarageBand?
Como se chama a potência do expoente 3?