Embora a reputação delas geralmente as diferencie, as baratas têm muito em comum com outros insetos. Seus corpos possuem três regiões principais: a cabeça, o tórax e o abdômen. Elas possuem três pares de pernas articuladas, um par de antenas e um exoesqueleto (em inglês) rígido.
baratas que acabaram de sair dos ovos, conhecidas como ninfas, geralmente são brancas. Um pouco depois do nascimento, elas ficam marrom e seus exoesqueletos endurecem. Elas começam a se parecer com baratas adultas pequenas e sem asas. As ninfas sofrem metamorfose várias vezes enquanto se tornam adultas.
A barata-americana, comum no Brasil, pode medir 5 centímetros de comprimento. Como todos os insetos, as baratas possuem uma casca dura chamada exosqueleto, que protege as partes moles de seu corpo. Elas têm pernas longas, que lhes permitem correr rapidamente, e algumas também têm asas.
O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples). Em geral são de coloração parda, marrom ou negra, porém existem espécies coloridas.
A barata, assim como a maioria dos insetos, não tem sangue (possui um fluido chamado hemolinfa, que é transparente e não apresenta pigmentos). Dizem que o sangue é o condutor da nossa sensibilidade ao coração.
Os insetos com aparelho bucal mastigador (besouros, gafanhotos, baratas etc.) possuem mandíbulas robustas, com as quais trituram os alimentos, sempre sólidos.
Periplaneta americana
Barata (Periplaneta americana) - Mundo Educação.
Sabe aquela gosma cremosa e esbranquiçada que sai de dentro das baratas, quando esmagadas? Aquilo se trata de gordura (sim, gordura de barata, eca!!! ... Além de ajudar no amortecimento dos impactos, essa gordura faz com que as baratas sobrevivam dias sem comer.
A gordura é armazenada no corpo de gordura e o sistema digestivo tem semelhanças com o de mamíferos. A única diferença é que as baratas possuem características na digestão que facilitam o consumo de materiais duros e celulose.
A antena é seu grande diferencial: é por ela que as baratas sentem gostos, cheiros, detectar vibrações, mudanças de temperatura e umidade. E é também por causa das antenas que elas conseguem sair correndo antes mesmo de você chegar até elas.
A princípio, como já deixamos claro, as baratas podem ser realmente perigosas e nocivas para a saúde do ser humano. Até porque como elas, normalmente, só andam por esgotos e comem qualquer coisa que encontram, como lixos e cadáveres de animais e insetos. Portanto, baratas são verdadeiros ímãs de bactérias e parasitas.
As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, através das patas e fezes pelos locais onde passam. Por isso são consideradas perigosas para a saúde dos seres humanos.
Baratas possuem pequenos pelos no abdômen chamados de cerci, que sentem o movimento do ar, informando quando um inimigo se aproxima. Em milésimos de segundo, eles acionam as pernas do bicho, que consegue fugir rapidamente
As pernas se dividem em três pares: os dois maiores impulsionam a barata para a frente, enquanto o menor, próximo à cabeça, cuida de frear altas velocidades. Baratas podem chegar a 3 km/h, o que equivale a percorrer quase 1 m em um segundo!
Quantas frutas têm com a letra K?
Como usar Flash Player no Chrome?
Quais veículos mais impactam a qualidade do ar?
Quais são as doenças causadas pela falta de nutrientes?
Quais são as operações básicas da matemática?
Quantas pessoas não sabem Libras no Brasil?
Qual foi o último país a ser descoberto no mundo?
Estou grávida meu sangue é O negativo?
Qual é o segundo filme de Naruto clássico?
Quais cigarros a Souza Cruz fábrica?
Quanto custa cada 100 kWh de energia?
Qual o número do cartão de crédito Ourocard?
Quais são as características de um diálogo?
O que é considerado deslocamento lateral?
Tem como diminuir os lábios da boca?