O nome do(s) autor(es) deve constar na parte superior, centralizado e em itálico, e a instituição à qual ele(s) pertence(m) entre parênteses. Após três espaços, vem o título do trabalho em negrito, também centralizado. Tanto a autoria quanto o título devem estar em Times New Roman, tamanho 12.
“Autor principal” e “coautor” costumam ser definidos da seguinte forma:Autor principal: Também é chamado de “primeiro autor” e é aquele que realiza a pesquisa, bem como escreve e edita o artigo.Co-autor: É quem colabora com o autor principal e contribui para o trabalho no artigo.
Os autores devem ser mencionados pelo último sobrenome, seguido das iniciais do(s) prenome(s) e outro(s) sobrenome(s). Para ABNT é facultada a indicação do(s) prenome(s) por extenso. As designações Filho, Júnior, Neto etc. figuram nas entradas, logo após o último sobrenome, devendo ser consideradas na ordem alfabética.
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
44 curiosidades que você vai gostar
O último autor também pode ser o autor correspondente, a pessoa que é o contato principal para os editores da revista. Dado que não existe uma regra uniforme sobre a ordem dos autores, os leitores podem achar difícil avaliar a natureza da contribuição de um autor para um projeto de pesquisa.
O relatório do CNPq determina na diretriz de número 19 do documento que: “cabe ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral [sobre a veracidade e idoneidade do trabalho], e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.”
Assim, podemos afirmar que para artigos científicos de revisão bibliográfica, por exemplo, as revistas delimitam que até cinco autores podem fazer parte de um mesmo trabalho.
Estrutura do artigo científicoTítulo. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ... Nome dos autores. ... Epígrafe (facultativa) ... Resumo e Abstract. ... Palavras-chave e Keyword. ... Conteúdo do artigo científico. ... Referências bibliográficas do artigo científico.
Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:título;autor (es);epígrafe (facultativa);resumo e abstract;palavras-chave;conteúdo (introdução, desenvolvimento textual e conclusão);referências.
O primeiro autor é, supostamente, quem deu a maior contribuição para a realização do trabalho e quem fez a maior parte da redação do manuscrito. Quando há três autores ou mais o artigo vai ser citado na literatura como, por exemplo, “Nascimento et al.
O nome do(s) autor(es) deve constar na parte superior, centralizado e em itálico, e a instituição à qual ele(s) pertence(m) entre parênteses. Após três espaços, vem o título do trabalho em negrito, também centralizado. Tanto a autoria quanto o título devem estar em Times New Roman, tamanho 12.
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Artigo em publicação periódicaAutor(es) do artigo: Apelido, Nome (utilizar maiúsculas apenas nas iniciais: Silva, Francisco)Data da publicação, entre parênteses, apenas seguida de um espaço.Título do artigo, sem itálicos nem aspas, seguido de vírgula.Título da publicação periódica, em itálico, seguido de vírgula.
Orientadores geralmente são colocados por último. Nem sempre o orientador, mesmo que tenha tido uma participação relevante, precisa constar como autor do trabalho.
Autor é quem pratica o crime, por exemplo, no caso do homicídio, quem apertou o gatilho. Co-autoria, ocorre quando mais de uma pessoa comete o mesmo crime , no entanto, podem ter penas distintas, de acordo com o grau de participação e gravidade de seus atos para o crime.
Credenciais do autor: indicar o rápido curriculum vitae do autor (no caso de livro) ou diretor/roteirista (no caso de filme). Descrição da estrutura da obra: indicar como o livro está organizado (capa, partes com seus respectivos títulos, número de capítulos, formato, páginas, ilustração).
O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
Estrutura básica de um desenvolvimento de TCCUma revisão da literatura sobre o tema. ... A formulação da problemática da pesquisa.Hipóteses levantadas.Pressupostos e argumentos teóricos.Apresentação da metodologia de pesquisa.Análise e interpretação de dados e resultados.Pesquise TCC da mesma área do conhecimento.
Segundo a ABNT, os elementos pré-textuais obrigatórios são: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo em português, resumo em língua estrangeira (abstract) e sumário. Existem ainda os elementos pré-textuais opcionais: dedicatória, agradecimento, epígrafe, lista de abreviações e siglas.
Essas páginas são os elementos pré-textuais, ou seja, o sumário e tudo o que o antecede. A capa é o único elemento que não é nem contado nem numerado. A parte do trabalho que inclui os elementos pós-textuais (Referências, Glossário, Apêndice, Anexos e Índice) deve dar sequência à numeração da parte textual.
São elementos pré-textuais: folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e de siglas, lista de símbolos e sumário.
Ao todo são 15 os elementos pré-textuais definidos pelas Normas ABNT, apenas 6 deles são de caráter obrigatório:Capa.Folha de Rosto.Folha de Aprovação.Resumo em língua vernácula.Resumo em língua estrangeira.Sumário.
Como fazer um artigo científico passo a passoTítulo.Autor (es)Epígrafe (facultativa)Resumo e Abstract.Palavras-chave.Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão)Referências.
Desenvolvimento do trabalho: é o trabalho propriamente dito. Deve conter um texto claro e objetivo, abordando completamente o assunto, levantando problemas e soluções, e também as argumentações do aluno. É importante que o texto não contenha erros de gramática e tenha coerência, ou seja, começo, meio e fim.
Como baixar o Perfect World no PC?
Como fazer a desconsideração da personalidade jurídica?
Quais são os métodos químicos de controle microbiano?
Pode usar imagens do Google Maps?
Como podemos ser mais altruístas nos dias atuais?
Qual a época para plantar hortelã?
Como pode ser executada a condução de bola no futsal?
Qual o objetivo de trabalhar com a música na educação infantil?
Como é construída a diversidade no Brasil?
Como assistir o SBT na Smart TV?
O que provoca carrapato em cachorro?
Quais são as partes de uma entrevista?