O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
O tripé da sustentabilidade (triple bottom line) é um conceito de gestão sustentável que tem como objetivo ampliar a visão de sucesso de empresas para além do resultado financeiro, unindo à esse primeiro mais dois pilares essenciais: o desenvolvimento ambiental e o social.
O Triple Bottom Line é um conceito de gestão que preza pela sustentabilidade de forma ampla nas empresas.
...
Nesse sentido, o mínimo que se espera dela é o atendimento a aspectos como:flexibilidade;remunerações justas;benefícios;inclusão e diversidade;suporte.
O que significa Triple Bottom Line? ... Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.
40 curiosidades que você vai gostar
O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade. No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.
Vantagens do Triple Bottom LineReduzir o consumo de e matérias primas e insumos como energia elétrica e água;Redução dos custos com disposição e tratamento de resíduos;Otimização do uso de materiais no processo produtivo;Retenção e atração de recursos humanos e engajamento dos funcionários;
Há quatorze anos, o sociólogo e consultor britânico John Elkington formulou o conceito Triple Bottom Line – o tripé da sustentabilidade – expressão consagrada atualmente e também conhecida como os “Três Ps” (people, planet and profit) ou, em português, “PPL” (pessoas, planeta e lucro).
Atitudes simples, como poupar energia, economizar água e promover coleta seletiva para reciclagem já fazem toda a diferença. E essas atitudes podem se estender ainda mais buscando parcerias que o ajudem a diminuir a poluição e gerem um ambiente de trabalho mais saudável.
Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
A sustentabilidade é composta por três pilares fundamentais:ambiental — relacionado ao uso dos recursos naturais;social — diz respeito às condições de vida das pessoas;econômico — envolve a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.
Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade. Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. Financeiro - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa .
Deve-se fazer investimentos que irão dar o retorno financeiro ao Projeto, preferencialmente de curto e médio prazo, evitando os investimentos desnecessários e de longo prazo. Fazer aquisição consciente dos materiais. Fazer a aquisição dos materiais de forma eficaz e assim reduzir os bens de consumo em um Projeto.
O Triple Bottom Line (conhecido como TBL, 3BL ou Tripé da Sustentabilidade) é um conceito criado pelo sociólogo britânico John Elkington em 1994. Ele estabelece que as organizações devem ir além ao medir seus resultados, não focando apenas as vendas – como era feito no passado.
O conceito está alicerçado em três dimensões principais – a social, a ambiental e a financeira –, formando o Tripé da Sustentabilidade. Ou, como o termo é conhecido no ambiente empresarial, o tripple bottom line.
A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.
O objetivo da economia circular é gerar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes, ou seja, manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo, dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável.
Os três pilares do tripé da sustentabilidade, também conhecidos como 3P, são: Peoples, Planet and Profit. Traduzindo ao português, eles significam Pessoas, Planeta e Lucro.
...
Quais são os pilares do tripé da sustentabilidade?Social;Ambiental;Financeiro.
Conheça os pilares da sustentabilidadeDesenvolvimento social. Trata do capital humano e da criação de mecanismos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. ... Desenvolvimento econômico. Comércio justo e consumo consciente são alguns dos aspectos fundamentais do desenvolvimento econômico sustentável. ... Proteção ambiental.
Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.
O tripé da sustentabilidade corresponde a três dimensões: ambiental, social e econômica. ... → Sustentabilidade econômica: refere-se ao modelo de desenvolvimento econômico que visa à exploração dos recursos naturais de maneira sustentável, sem prejudicar o suprimento das necessidades da geração futura.
O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.
Pontualmente, o pilar econômico nos remete a lucro e produtividade. ... Ao mesmo tempo, a geração de riquezas e lucro não deve proporcionar desequilíbrio e impacto ambiental nos ecossistemas influenciados direta e indiretamente por atividades empresariais.
Qual exame detecta falta de ferro?
Como usar o WhatsApp Business no WhatsApp Messenger?
Como ter acesso a apostila do Encceja 2021?
Como minimizar os impactos causados pela mineração?
Como saber se uma pessoa está bebendo demais?
Como salvar uma imagem pelo Corel Draw?
Como saber se estou consumindo pouca água?
Como salvar uma imagem de um link?
Como utilizar as planilhas do Google?
Como agradecer a Lord Ganesha?
Como sanitizar o fermentador Conico?
Quanto de limite o banco Inter libera?
Como pedir ligação de água online?
Como pedir honorários de sucumbência?
Como pedir microfilmagem de cheque caixa Econômica?
Como ocorre a citação na Justiça do Trabalho?